Prefeituras

Dos 36 candidatos que disputarão o 2º turno nas capitais, 14 são negros

Em nove delas, somente candidatos brancos continuam na disputa; todos os indígenas perderam no pleito eleitoral

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Mais uma vez, brancos são maioria entre os candidatos eleitos - Eu voto em negra / Divulgação

Das 100 candidaturas que se declararam negras e disputaram a eleição à Prefeitura de 25 capitais brasileiras, 14 chegaram ao segundo turno. Do total, seis venceram o pleito eleitoral no primeiro turno em seus municípios. 

Em cinco capitais, o segundo turno será disputado por dois candidatos negros: em Manaus (AM), Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante); em Teresina (PI), Dr Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB); em Boa Vista (RR), com Ottaci (Solidariedade) e Arthur Henrique (MDB); em Aracaju (SE), Edvaldo (PDT) e Delegada Danielle (Cidadania); e João Pessoa (PB), com Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB).

::Acompanhe a cobertura das Eleições 2020 do Brasil de Fato::

Dos dois indígenas que se candidataram à prefeitura das capitais, Minoru Kinpara (PSDB), em Rio Branco (AC), e Vinícius Miguel (Cidadania), em Porto Velho (RO), nenhum avançou para o próximo turno. 

Nas capitais brasileiras, as candidaturas negras a prefeito, que incluem pretos e pardos, representaram 33,75% do total. Nas eleições de 2016, eram 35,3%.

O percentual de brasileiros que se declaram negros é de 56,10%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 

Os sete candidatos que venceram a eleição no primeiro turno são brancos, seis homens e uma mulher. Alexandre Kalil (PSD), em Belo Horizonte (MG); Rafael Greca (DEM), em Curitiba (PR); Bruno Reis (DEM), em Salvador (BA); Gean Loureiro (DEM), em Florianópolis (SC); Marquinhos Trad (PSD), em Campo Grande (MS); Alvaro Dias PSDB), em Natal (RN); e Cinthia Ribeiro (PSDB), em Palmas (TO). 

Dos candidatos não brancos que continuam na disputa, nenhum é filiado a partidos de esquerda.

Amapá

Outros sete candidatos negros continuam com chances de se eleger em Macapá (AP). No município, as eleições foram suspensas por conta do apagão da última semana, e ainda não há data divulgada para a disputa do pleito.

Edição: Rodrigo Chagas