Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2020

Resultado das eleições reorganiza composição da Câmara Municipal do Rio

Republicanos, Democratas e Psol têm sete eleitos cada e as maiores bancadas; MDB que tinha 10 vereadores elegeu apenas 1

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Tarcísio Motta foi vereador mais votado neste ano, com 86 mil votos; em segundo está Carlos Bolsonaro, que perdeu 1/3 do seu eleitorado - Reprodução

O resultado das eleições no Rio de Janeiro do último domingo (15) definiu uma composição diferente entre os 51 vereadores que vão integrar a Câmara Municipal da capital fluminense na legislatura de 2021 a 2025. 

Os partidos com maiores bancadas passaram a ser Republicanos, Democratas (DEM) e Partido Socialismo e Liberdade (Psol), os três com sete vereadores cada. Nas últimas eleições, em 2016, Republicanos, antigo Partido Republicano Brasileiro (PRB), havia acumulado três vereadores, DEM havia eleito três vereadores e Psol tinha seis vereadores. 

Leia também: No Rio, urnas confirmam disputa entre Paes e Crivella no segundo turno

Há quatro anos, o partido que acumulou maior bancada foi o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 10 vereadores. No último domingo, no entanto, o partido conseguiu eleger só um parlamentar na Câmara Municipal.

Ainda foram eleitos três vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), três do Avante, três do Partido Social Democrático (PSD), dois vereadores do Partido Liberal (PL), dois do Cidadania - antigo Partido Popular Socialista (PPS) -, dois do Progressistas (PP), dois do Partido Social Cristão (PSC), dois do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), um do NOVO, um do Democracia Cristã (DC), um do Patriota, um do Partido Democrático Trabalhista (PDT),  um do Partido da Mobilização Nacional (PMN), um do Podemos (Pode), um do  Partido Republicano da Ordem Social (PROS), um do Partido Social Liberal (PSL), um Partido Trabalhista Cristão (PTC) e um do Solidariedade.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) não conseguiram nenhum representante na Câmara do Rio neste ano. 

Mais votados

Tarcísio Motta (Psol) foi o vereador mais votado neste ano, com 86 mil votos. Em 2016, Tarcísio havia acumulado 90 mil votos e ficado atrás apenas de Carlos Bolsonaro (Republicanos). Desta vez, o filho do presidente da República teve menos 36 mil votos, o mesmo que um terço, do que há quatro anos quando acumulou mais de 106 mil votos.

Estreante, o policial militar Gabriel Monteiro (PSD) ficou em terceiro - à frente do experiente Cesar Maia (DEM), ex-prefeito da cidade e pai do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

Leia também: Viúva de Marielle, Monica Benício é eleita vereadora no Rio de Janeiro

Em quinto lugar aparece Chico Alencar (Psol), ex-deputado federal por quatro mandatos.

Entre os estreantes, está Tainá de Paula (PT), assim como Monica Benício (Psol), viúva de Marielle Franco. Marcos Braz (PL), vice-presidente do Flamengo, também conseguiu uma vaga.

Edição: Mariana Pitasse