Porto Alegre

Juliana Brizola e PDT declaram apoio a Manuela D'Ávila no segundo turno

Apoio trabalhista vai juntar as três mulheres de esquerda no mesmo palanque na capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |

Ouça o áudio:

Juliana Brizola, do PDT, vai apoiar Manuela D´Ávila no segundo turno - Divulgação

Quarto lugar na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, Juliana Brizola, do PDT, vai apoiar Manuela D´Ávila no segundo turno. E com ela irão os trabalhistas. A decisão foi tomada em reunião da executiva da legenda na noite desta terça-feira (17), segundo anúncio da própria Juliana em seu perfil no Twitter. “O PDT definiu apoio programático à Manuela D´Ávila no segundo turno em Porto Alegre”, postou a neta de Leonel Brizola. 

Ela ainda acrescentou: “Apresentaremos carta compromisso com posições que não abrimos mão. Como dito anteriormente, não seremos puxadinho de ninguém. Queremos compromisso com as causas e com a cidade”. 

Leia também: Crescem adesões do campo democrático às candidaturas de Boulos e Manuela

Juliana Brizola é a  segunda candidata a anunciar seu apoio à Manuela. Na segunda-feira, Fernanda Melchionna, do PSOL, já havia se unido à candidatura do PCdoB/PT. Assim, Manuela, Fernanda e Juliana, as três mulheres que concorreram por partidos de esquerda e centro-esquerda estarão juntas no mesmo palanque. 

“Muito debate” 

Deputada estadual, Juliana obteve 6,41% dos votos no primeiro turno. É a segunda candidata a anunciar seu apoio à Manuela. 

No final da tarde, Juliana já informara, através da mesma rede social, que defenderia o apoio à Manuela no encontro.

“Aos que reclamaram do tempo: em partido grande é assim, definimos as coisas com muito debate. O apoio se dará por meio de compromissos divulgados em breve”, explicou.

Leia também: Para vereadores negros em Porto Alegre, eleição foi um grito travado na garganta

Em 2016, Juliana foi candidata à vice-prefeita na chapa de Sebastião Melo, do MDB, então coligado com o PDT. Hoje, com o apoio de bolsonaristas, Melo é o adversário de Manuela. 

Marina Silva também declara apoio

No mesmo dia, também pela mesma rede social, a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à presidência da República, Marina Silva, informou que seu partido, a Rede, estará ao lado de Manuela. 

“Nesse momento tão difícil do nosso país, ter uma mulher com o compromisso e qualidade política de Manuela na defesa da democracia, dos direitos humanos e no combate às desigualdades sociais é um sopro de esperança”, escreveu.

O terceiro colocado, o atual prefeito Nélson Marchezan Jr. não deverá respaldar ninguém na segunda rodada das eleições municipais. Seu partido, o PSDB, liberou o voto dos filiados.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Leandro Melito e Katia Marko