PANDEMIA AVANÇA

Com indicadores em alta, prefeitura de Porto Alegre interrompe flexibilização

O executivo municipal de Porto Alegre, contudo, não detalha quais segmentos estão suspensos

Matinal News | Porto Alegre (RS) |
Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (18) - Maria Ana Krack/PMPA

O Comitê de Enfrentamento ao coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre afirmou, na última quarta-feira (18), que fará uma pausa no processo de flexibilização de atividades. A decisão foi motivada pela alta na busca por atendimento de síndrome gripal, um alerta para um possível aumento em outros indicadores, como na taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Continua após publicidade

Embora a prefeitura afirme que há estabilidade no índice geral de ocupação, o número de pacientes internados com quadros graves de covid-19 na tarde de ontem era de 244 internados, 32 a mais do que duas semanas atrás. É a maior desde 27 de outubro.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para a população intensificar os hábitos de higienização e respeitar o distanciamento social. Quem apresentar sintomas ou entrar em contato com caso confirmado no trabalho ou em casa deve fazer a testagem em unidades de saúde e pronto atendimentos. 

::Dez capitais têm crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave::

O alerta vale para todo o Estado. O número de pessoas internadas em leitos clínicos com diagnóstico confirmado de covid-19 disparou em novembro: de 659 pacientes, no dia 2 de novembro, para 971 no dia 17, um aumento de 47,3%. Os casos suspeitos também crescem: aumentaram 30,9% no mesmo período. Tudo isso pode refletir em alta na ocupação de leitos de UTI nos próximos dias.

Leia tambémAumento das internações por covid-19 faz estado do RJ abrir novos leitos de UTI

A piora geral no cenário epidemiológico culminou na confirmação de sete regiões em bandeira vermelha nesta semana, o que preocupou o setor de eventos. Empresários da área de shows e encontros corporativos, que já têm programação confirmada para o fim do ano, temem um retrocesso na recente retomada dos negócios.

Já no varejo, apesar de diversas demandas terem sido atendidas na capital, como a abertura aos domingos, o movimento não é satisfatório. De olho no Natal, os comerciantes apostam no pagamento do 13º para melhorar as vendas.


*O conteúdo acima foi produzido pela equipe do Grupo Matinal Jornalismo, formado por três veículos de comunicação digital. Para ver esse e outros conteúdos exclusivos do Matinal Jornalismo, assine a newsletter diária Matinal News, que entrega gratuitamente uma seleção de notícias com foco no Rio Grande do Sul. Você ainda pode se tornar um assinante premium  e ter acesso também à revista semanal Parêntese e ao site Roger Lerina, focado em jornalismo cultural.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Matinal News