resistência

Consciência Negra: programa Bem Viver discute simbolismo da data e luta por direitos

O dia faz referência ao assassinato do líder quilombola antiescravagista Zumbi dos Palmares, em 1695

Ouça o áudio:

Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos do período colonial - Fundação Cultural Palmares
A palavra “quilombo” tem etimologia bantus e refere-se aos acampamentos de guerreiros na mata

O programa Bem Viver desta sexta-feira (20) acontece no Dia da Consciência Negra, data que coincide com o dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Localizado na então Capitania de Pernambuco, o Quilombo dos Palmares foi um dos muitos quilombos de resistência e luta contra a escravidão da era colonial brasileira. 

Continua após publicidade

E para discutir a importância e significado desta data de resistência, você confere uma entrevista com a professora Matilde Ribeiro, ministra-chefe da extinta Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Matilde esteve à frente da pasta entre 2002 e 2008, onde participou do desenvolvimento de políticas públicas contra o racismo.

:: Lepê Correia: "O 20 de novembro é mais um dia de luta contra o racismo no Brasil" ::

Outro assunto desta edição é um estudo da Universidade de São Paulo (USP) que busca responder se é possível contaminações por coronavírus por meio dos alimentos. A pesquisadora Bernadete Melo Franco explica que "não há nenhuma evidência cientificamente comprovada até agora do envolvimento de alimentos ou embalagens de alimentos nesses casos [de coronavírus]". Mas pesquisadores alertam: se você já tem o cuidado de higienizar os alimentos, mantenha - mal não irá causar. 

:: “Quando combatemos o racismo, conseguimos formas dignas para produzir”, diz cineasta ::

Você já ouviu a expressão "caribe da Amazônia"? Pois saiba que esse é uma expressão descreve o distrito de Alter do Chão, localizado no município de Santarém (PA). Alvo de especulação imobiliária e um destino turístico certo do Brasil, o território é também palco da luta e resistência da Associação de Mulheres Indígenas de Alter do Chão, conhecida também como Suraras do Tapajós. Os desafios enfrentados pela população tradicional incluí disputas fundiárias, queimadas, poluição, entre outros. 

:: Quarto de Despejo é destaque no Programa Brasil de Fato Pernambuco ::

Ainda na região Norte do país, já se completaram 18 dias desde o primeiro apagão que atingiu 13 das 16 cidades do Amapá. A previsão de reestabelecimento completo da energia é no dia 26 de novembro, o que resultará em 23 dias sem energia elétrica. Até lá, a distribuição de energia segue por meio de rodízio. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver


Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Geisa Marques