Rio Grande do Sul

Eleições 2020

Melo recua e não comparece à sabatina promovida por veículos independentes

Decisão foi anunciada cerca de uma hora antes da entrevista; jornalistas repudiaram a recusa do candidato

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Coordenação de campanha de Sebastião Melo, do MDB, cancelou participação em sabatina, menos de uma hora antes de seu começo - Brasil 247

A sabatina promovida por veículos independentes com Sebastião Melo, candidato à prefeitura de Porto Alegre que enfrenta Manuela D'Ávila (PCdoB) no segundo turno, foi cancelada devido a uma decisão da coordenação de sua campanha. O candidato do MDB estava acertado para participar de uma live, nesta segunda-feira (23), organizada pelo Sul21, juntamente com jornalistas do Brasil de Fato, Canal Sexta-Feira 13, Brasil 247 e O Periférico, além do jornalista Juremir Machado da Silva.

O motivo da recusa em comparecer, segundo informou a coordenação da campanha, foi o descontentamento da candidatura Melo com uma matéria divulgada pelo Brasil 247. O veículo, que participaria da entrevista coletiva, repercutiu um áudio, atribuído à campanha de Melo, que contém xingamentos à candidata Manuela.

Sobre a matéria, a jornalista Gisele Federice, do Brasil 247, afirmou que foi dada a alternativa de direito de resposta: "O cancelamento da entrevista se deu por causa de uma matéria publicada hoje, que trazia um áudio que foi vazado e atribuído a uma pessoa da campanha do Melo. A coordenação da campanha entrou em contato conosco e nós demos o espaço para que eles se manifestassem, tanto na mesma matéria quanto em outra separada, mas eles recusaram mandar sequer uma nota. Nos colocamos à disposição deles para publicar uma resposta, mas eles recusaram".

A jornalista afirmou ainda que foram feitas tentativas de acordo para garantir a entrevista, o que não foi possível. Disse que considera muito estranha a recusa do candidato em comparecer à entrevista, ao invés de encarar os questionamentos sobre os fatos e dar sua posição.

O Brasil de Fato RS lamenta o ocorrido e disponibiliza ao público as duas perguntas que seriam feitas ao candidato:

1) Na relação dos grandes doadores da sua campanha, estão os donos da construtora Goldsztein, o dono da Multiplan, que é dona de shoppings como o Barra Shopping Sul, cinco diretores ligados à um grande frigorífico e outro doador empresário do ramo petroquímico. Já sua adversária tem doações menores de muitos doadores, muitos profissionais liberais e não donos de empresa. Dependendo tanto assim de doações dos muito ricos, como o senhor afirma que vai trabalhar para todos, sendo que a maioria dos moradores de Porto Alegre pertence à classe média e trabalhadora?

2) Em um dos debates do primeiro turno, a candidata Juliana Brizola, do PDT, que foi sua candidata a vice na chapa MDB-PDT em 2016, disse que o senhor virou um político de direita. Seu vice, Ricardo Gomes, já presidiu o Instituto de Estudos Empresariais, reconhecido e premiado pela Atlas Network, uma rede que financia e organiza movimentos contra a esquerda por todo o mundo, especialmente na América Latina. Ricardo Gomes ainda foi um dos fundadores e organizadores do Movimento Brasil Livre, se elegendo vereador com o apoio deste grupo. É também chefe de gabinete do deputado Van Hatten, de ultradireita. Valter Nagelstein e Gustavo Paim, que o apoiam agora, assumem claramente que são bolsonaristas. Diante disso, o senhor é o candidato de Bolsonaro para a Prefeitura de Porto Alegre?

A sabatina foi cancelada pela coordenação de campanha de Melo cerca de uma hora antes do começo da entrevista. No horário em que seria realizada, os jornalistas se reuniram para comentar os motivos da recusa:

Sabatina com Manuela

Na próxima quinta-feira (26), às 16 horas, será a vez da candidata Manuela D'Ávila participar da sabatina, ao vivo nas redes dos veículos participantes. O Brasil de Fato e a Rede Soberania irão novamente participar a transmitir o evento.


Manuela D'Ávila participa de sabatina com veículos independentes / Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira