ALCA al Carajo

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 25 de novembro de 2020

Há 15 anos da derrota da ALCA em Mar del Plata, na Argentina, Maradona, uma das figuras que apoiou essa luta, se despede

Ouça o áudio:

Maradona junto ao presidente venezuelano Hugo Chávez na Cúpula dos Povos de Mar del Plata, na Argentina, em 4 novembro de 2005 - STR / AFP

O ex-jogador de futebol argentino Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25). Com 60 anos, o jogador foi atendido em sua casa, em Nordelta, Buenos Aires.

Maradona apresentava um quadro delicado de saúde, após 10 dias internado na Clínica de Olivos. Ele havia sido operado na cabeça no mês passado devido à aparição de um hematoma subdural.

O presidente argentino Alberto Fernández declarou três dias de luto a partir desta quarta. 

A informação é de que Maradona se sentiu mal cerca de meio-dia e foi socorrido por familiares e vizinhos até que chegaram as ambulâncias. As tentativas de reanimá-lo não foram exitosas.

A correspondente do Brasil de Fato na Argentina, Fernanda Paixão, participa do Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, ao vivo, direto do estádio Diego Armando Maradona, do Argentinos Juniors, o primeiro time em que Maradona jogou. Várias pessoas se reuniram no final da tarde para homenagear o ícone. 

Considerado o melhor jogador de futebol do mundo, Maradona morre no mesmo dia em que faleceu seu amigo, Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, no dia 25 de novembro de 2016.

Além de apoiar todos os governos progressistas e de esquerda da região, Diego Maradona foi uma das figuras famosas que apoiou a luta contra a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), uma proposta do governo estadunidense de George W. Bush, que acabou sendo derrotada na IV Cúpula das Américas em Mar del Plata, na Argentina, em 2005. 

O jornal também traz entrevista com a advogada e co-fundadora da Rede Feminista de Juristas, Isabela Guimarães Del Monde, para falar sobre o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, celebrado nesta quarta, em meio a aumento de casos de violência no Brasil e no mundo na pandemia. Para a advogada o Brasil precisa maior investimento público em políticas para combater o aumento da violência contra as mulheres.

Confira todos os destaques do dia e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos