Rio de Janeiro

ELEIÇÕES

STF suspende inelegibilidade de Washington Reis, que vai assumir prefeitura de Caxias

Prefeito da Baixada Fluminense foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e teve candidatura indeferida pelo TRE-RJ

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Washington Reis
Prefeito bolsonarista da Baixada havia sido condenado no Supremo por crime ambiental - Tânia Rêgo/ABr

Os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderam na última terça-feira (24), por três votos a um, a decisão que tornava o prefeito de Duque de Caixas (RJ), Washington Reis (MDB), inelegível.

Reis foi reeleito com 52,55% dos votos válidos no último dia 15, mas havia contra ele uma condenação do próprio Supremo por crime ambiental. Em razão disso, no último dia 12 o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu a candidatura do prefeito da Baixa Fluminense, enquadrando-o na Lei da Ficha Limpa.

Leia também: Duque de Caxias (RJ): moradores denunciam fechamento de ambulatório ligado à igreja

O Supremo vai comunicar a decisão ao TRE e o tribunal eleitoral do Rio vai ainda julgar o requerimento de registro de candidatura do prefeito de Caxias.

Nas redes sociais, Reis disse que a Justiça confirmou o resultado das urnas em Duque de Caxias no dia 15. "Os 212.354 votos demonstraram sua força e seguiremos por mais 4 anos à frente de Duque de Caxias. A verdade venceu!".

Em abril, no início da pandemia da covid-19, Washington Reis declarou que não tomaria medidas contra a covid porque "a cura viria das igrejas". Dias depois, o prefeito teve resultado do teste positivo para a doença e se internou em um hospital particular na Zona Sul do Rio.

 

Edição: Eduardo Miranda