Coronavírus avança

Covid: Brasil confirma mais de 34 mil infectados em 24 horas

Número de pacientes em acompanhamento ultrapassou 500 mil após quase dois meses de patamares mais baixos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Reprodução gráfica de célula infectada pelo coronavírus - NIAID Integrated Research Facility (IRF) em Fort Detrick, Maryland/ Fotos Públicas

O Brasil registrou 34.130 novos pacientes infectados pela covid-19 nesta sexta-feira (27). Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o número de pessoas que foram contaminadas desde que o vírus chegou ao país soma 6.238.350. Os dados indicam que, novamente, o país vai fechar a semana com números próximos ou até superiores a 200 mil infectados. Até o momento a soma está acima de 180 mil.

Saiba mais: Após dois meses, Brasil volta a registrar mais de 200 mil casos de covid por semana

Ainda de acordo com o Conass, em um dia houve a confirmação de 514 óbitos. O total de casos fatais desde que o vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil já chega a 171.974. Os registros desta semana devem superar o patamar de 3 mil, o que aconteceria pelo terceiro período consecutivo. Já há mais de 2,9 mil infectados oficializados nos últimos seis dias.

Levantamento diário disponibilizado pelo Ministério da Saúde mostra que o total de pacientes em acompanhamento ultrapassou a marca dos 500 mil nessa quinta-feira (26). O dado é disponibilizado diariamente pela pasta e não chegava a números tão expressivos desde 5 de outubro. 

OMS: É preciso aprender a lição

A situação do Brasil foi alvo de comentários na entrevista coletiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) desta sexta-feira. O chefe de operações da entidade, Mike Ryan, disse que é possível "encontrar consenso sobre como ir adiante juntos para que a população tenha clareza sobre decisões, sobre a mensagem, sobre o mandato de implementação de medidas pelo governo."

Emergência global: Mundo chega a mais de 1,3 milhões de mortes pelo coronavírus

Ainda segundo Ryan, a crescimento expressivo de casos observado em vários países não pode mais ser justificado pela falta de conhecimento sobre o coronavírus. Ele alertou que a América do Sul pode usar a situação de outras nações para aprendizado. 

"Os números caíram de forma progressiva na maioria dos países nos últimos dois meses. Mas agora vemos a perspectiva de os números crescerem de novo. E há lições para aprender da América do Norte e da Europa."

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Edição: Rodrigo Chagas