Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Segundo Turno

Fortaleza: Sarto tem apoio de 30 vereadores eleitos, Wagner apenas 12

Ao todo, 43 vereadores compõem a Câmara Municipal de Fortaleza.

27.nov.2020 às 13h34
Fortaleza (CE)
Francisco Barbosa

Para o segundo turno, Sarto (PDT) recebeu apoio de vários partidos. Já Capitão Wagner não conseguiu nenhuma confirmação. - Foto: Érika Fonseca

Dos 43 vereadores eleitos nas eleições deste ano, 25 fazem parte de nove partidos que integram a coligação de José Sarto (PDT). Já a coligação do candidato Capitão Wagner (Pros) elegeu apenas 12 vereadores, por cinco partidos diferentes. Além desses, o PT elegeu três vereadores, o Psol elegeu dois e o PSL, partido de Heitor Freire, terá um vereador da Câmara Municipal de Fortaleza. Além dos vereadores que fazem parte das coligações de ambos os candidatos do segundo turno, outros vereadores também mostraram seus apoios nas redes sociais nos últimos dias. Sarto apoio dos três candidatos do PT, um do Psol e do candidato do PSL, enquanto Capitão Wagner não conseguiu nenhum a mais do que da sua coligação.

Dentro da nova configuração da Câmara Municipal, os nove partidos que fazem parte da coligação de Sarto e seus respectivos vereadores eleitos são: PDT com 10 candidatos eleitos, PSB e Cidadania com três cada; PP, PL e PSD com dois nomes, cada um; DEM, PSDB e Rede com um parlamentar eleito, cada. Já a coligação de Capitão Wagner ficou assim: Cinco do Pros, dois do PSC, dois do Republicanos, dois do PMB e um do Podemos.

Vereadores declaram seus apoios

Marcelo Lemos Coelho, vereador eleito pelo PSL que declarou em suas redes sociais apoio ao candidato Sarto. “Eu agradeço. Tive no primeiro turno com meu deputado federal e amigo, Heitor Freiri e ele disse que agora os candidatos do PSL ficassem a vontade para escolher o seu lado e eu escolhi o lado. Estou aqui do lado do meu líder, Salmito junto a eleição de Sarto”.

Larissa Gaspar, vereadora pelo PT confirmou seu apoio à Sarto e disse em suas redes sociais que “O PT, após amplo debate, decidiu orientar seus filiados(as) e a sua militância a votar, nesse segundo turno, na candidatura do Partido Democrático Trabalhista – PDT, representada pelos candidatos Sarto e Élcio. Fortaleza não tem espaço pra capetão! Vem com a gente na luta por liberdade e democracia pra nossa cidade!”

O vereador eleito, Guilherme Sampaio (PT) também declarou seu apoio à Sarto nas redes sociais. “Nosso apoio ao Sarto neste segundo turno é um ato de responsabilidade com a cidade de Fortaleza. Nossa luta maior é contra o Fascismo, contra o atraso e contra o obscurantismo representados pelo candidato de Bolsonaro, o Wagner”.

O Vereador Ronivaldo (PT), não declarou abertamente seu apoio à Sarto, mas deve seguir as orientações do seu partido em apoiar o candidato do PDT. Em suas redes sociais ele disse “Derrotar o bolsonarismo é uma tarefa dos socialistas e democratas brasileiros”.

Gabriel Aguiar, do Psol, declarou “Eu torno público agora e oficial, o meu voto no segundo turno no número 12, eu vou votar no candidato Sarto, não por apoiar o projeto dele, mas por saber que é muito melhor ser oposição ao Sarto no ano que vem do que ao Capitão Wagner”.

Até o momento, a candidatura coletiva "Nossa Cara" não declarou seu apoio abertamente para esse segundo turno.

Apoios no segundo turno

Vale lembrar que para o segundo turno, Sarto recebeu apoio de diversos partidos como: PT e Psol, que tiverem vereadores eleitos; PV, PCdoB, Patriota e UP. Já Capitão Wagner não conseguiu nenhum apoio dos partidos ou candidatos derrotados no primeiro turno e, inclusive, não tem nenhum apoio confirmado na Câmara Municipal de Fortaleza além dos partidos da sua coligação.

Editado por: Monyse Ravena
Tags: brasil de fato cefortaleza
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEFESA DO IPSEMG

Manifesto contra desmonte do Instituto de Previdência de MG tem mais de 2 mil assinaturas

contra o genocídio

Marchas pelo mundo condenam escalada de ataques de Israel na Palestina e Irã; veja fotos

Ferramenta

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

despedida

Morre Bira Presidente: fundador do Cacique de Ramos deixa legado na música brasileira

ESCOLAS

Violência na web prolifera no Brasil e tem estudantes, professores e diretores de escolas como alvos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.