Poetisa brasileira

Programa Bem Viver adentra vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus

Carolina escreveu o best seller autobiográfico "Quarto de Despejo", onde descreve sua vida na comunidade do Canindé

Ouça o áudio:

Carolina Maria de Jesus nasceu em 1904 em Sacramento (MG) e se mudou para a zona norte de São Paulo, onde viveu por anos na extinta Favela do Canindé - Reprodução Internet
O livro Quarto de Despejo vendeu mais de 1 milhão de cópias e foi traduzida para 13 línguas

A edição desta sexta-feira (27) do programa Bem Viver ressalta a importância da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Sua obra de maior popularidade, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (1960), vendeu mais de 1 milhão de cópias e foi publicado em mais de 40 países. O livro conta o dia a dia de luta de Carolina Maria de Jesus para manter a família, com três filhos, na Comunidade do Canindé, em São Paulo (SP). 

Uma das filhas de Carolina, Vera Eunice de Jesus, é professora e integra um conselho editorial responsável por reunir as obras da autora. Em entrevista ao Brasil de Fato, Vera aponta que "o livro Quarto de Despejo está completando 60 anos, mas o problema no Brasil continua o mesmo. Por isso é um livro atual, e será atual, por muito tempo". 

:: La Cruz, ilustrador negro de lutas e belezas, prepara os primeiros livros ::

Outro assunto em pauta é o reestabelecimento da energia elétrica no Amapá, após 22 dias de problemas. Agora, moradores contabilizam diversos prejuízos, que vão desde eletrônicos queimados até despesa extra com comida pronta, vela e água vendida a preços abusivos. Na última quarta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma medida provisória que isenta os moradores do Amapá do pagamento da conta de luz. Entretanto, a isenção da conta de luz não é suficiente para conter os prejuízos gerados. 

:: Apagão no Amapá: diretores da Aneel e ONS são afastados dos cargos por 30 dias ::

Você já ouviu falar no batiputá? O programa Bem Viver apresenta a árvore sagrada da terra indígena Tremembé, localizada na cidade de Itapipoca (CE). Há mais de 300 anos, a etnia extrai artesanalmente o óleo de batiputá, utilizado na alimentação e tratamentos terapêuticos. Dentre seus benefícios medicinais, destaca-se a capacidade de auxiliar na cura de uma garganta inflamada e no tratamento de ferimentos em qualquer região do corpo.  

:: Você conhece a cajuína cristalina de Teresina (PI) cantada por Caetano Veloso? ::

A edição tem também um recado importante para quem vai votar no segundo turno das eleições neste domingo (29). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o download do aplicativo e-Título vai ficar disponível até 23h59 deste sábado. O app poderá ser utilizado durante o dia da votação, mas  apenas para quem já tiver baixado. O e-Título está disponível para download na Apple Store e na Google Play


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir