Rio Grande do Sul

Eleições 2020

Sebastião Melo supera Manuela D'Ávila e é eleito prefeito de Porto Alegre

Com discurso bolsonarista, o pemedebista se confirmou, neste domingo, como novo prefeito da capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Melo superou Manuela D'Ávila no segunto turno das eleições 2020 - Brasil 247

O candidato Sebastião Melo (MDB) foi eleito prefeito de Porto Alegre com 54,63% dos votos válidos, superando Manuela D’Ávila (PCdoB), que recebeu 45,37% dos votos. A confirmação do resultado se deu por volta das 18h50, quando Melo foi declarado matematicamente eleito com 97,79% das urnas apuradas.

As eleições de 2020 na capital gaúcha foram marcadas por muita violência política e mentiras, elementos que atingiram diretamente a candidatura da chapa de Manuela D’Ávila e Miguel Rosseto (PT). Contando com apoio dos partidos de esquerda e progressistas, além dos movimentos sociais e classe artística, por pouco a candidata não se tornou a primeira prefeita de Porto Alegre.

Com um segundo turno apertado, Melo, com um discurso alinhando com a política de Jair Bolsonaro, de privatização, tornou-se prefeito de Porto Alegre, com votos mais de 370 mil votos. Assim como no primeiro turno, a abstenção foi alta: 354.382 eleitores deixaram de votar. Compareceram às urnas 727.464 eleitores. Os votos brancos foram 2,87%, 20.938, e nulos chegaram a 3,96%, 28.801 votos. 

Coletiva de Manuela

Ovacionada e com gritos de Manu gigante, em coletiva de imprensa breve, ao reconhecer a vitória do seu adversário, Manuela D’Ávila agradeceu a presença da militância, da imprensa, dos seus companheiros e companheiras de campanha, em especial seu vice Miguel Rossetto, e também aos partidos que se somaram no segundo turno.


Coletiva de Manuela / Reprodução

“Quero desejar boa sorte para o nosso adversário. A sorte e o trabalho dele serão a sorte da nossa cidade, do nosso povo, das mulheres e homens que vivem em Porto Alegre”, disse Manuela, “É o que nós, eu, Rossetto, enquanto coligação, desejamos e tenho certeza que os vereadores e vereadoras que estão aqui comigo trabalharão para que Porto Alegre seja uma cidade em que as pessoas vivam com mais dignidade”, salientou, destacando a campanha difícil que enfrentaram.

Manuela destacou que a militância tomou as ruas da cidade com uma esperança que não se via há muito tempo: "A esperança no olhar de cada mulher, de cada homem é o que vai nos inspirar para seguir trabalhando por Porto Alegre e para nosso país. Quando nós saímos às ruas, vimos homens e mulheres dispostos a transformar nossa cidade. Pessoas que enfrentaram de cabeça erguida a eleição mais baixa da nossa história. Esses homens e mulheres enfrentaram pesquisas falsas, divulgadas inclusive pela imprensa, enfrentaram 90% das ofensas nas redes serem dirigidas a mim. Enfrentaram com alegria que é o que me mobiliza, que mobiliza o Miguel e que mobiliza Porto Alegre, de chegar em casa e seguir dizendo que falar a verdade vale a pena. Vamos voltar para onde sempre estivemos, para nossas comunidades, com os nossos mandatos, fazendo com que Porto Alegre possa sonhar em ser uma cidade mais justa para as mulheres e homens que vivem aqui”.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira