Eleições 2020

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 30 de novembro de 2020

Participação popular será a espinha dorsal do nosso governo, diz prefeita eleita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão

Ouça o áudio:

Margarida Salomão (PT) será a primeira mulher a governar Juiz de Fora (MG), a 4ª maior cidade mineira em população - Arquivo Margarida Salomão

A deputada federal (PT-MG), Margarida Salomão tornou-se a primeira mulher eleita para governar a cidade de Juiz de Fora (MG). A deputada participou nesta segunda (30) ao vivo do Jornal Brasil Atual Edição da Tarde para falar sobre o feito histórico e sobre as ações previstas para seu governo. 

Uma das propostas contidas no plano de governo de Salomão diz respeito à participação popular nas decisões da prefeitura da cidade mineira, a quarta maior em população do estado. Consultada sobre esse eixo em seu plano, a prefeita eleita afirmou que a participação popular "é a espinha dorsal do nosso programa de governo".

"Nós vamos fazer um planejamento no território, com a participação dos moradores, atendendo não só ao legado político do Partido dos Trabalhadores, para os quais essa tese é muito cara, mas atendendo também ao que hoje preveem as expressões mais modernas, mais prestigiosas do urbanismo que dizem que sem mobilização social, que é a nossa velha e boa participação popular, você não consegue fazer intervenções que sejam mais eficazes, menos custosas e mais estruturais na vida urbana. Então é isso que nós vamos fazer", explicou a deputada. A entrevista começa no minuto 50 do jornal. 

Para realizar um balanço geral das eleições municipais, o Jornal Brasil Atual recebe também a cientista política Talita Tanscheit. Questionada sobre o impacto das eleições para o governo Bolsonaro, Tanscheit afirmou que não se apressaria em afirmar que o presidente da República foi o principal perdedor:

"Eu tenho um pouco de cautela com algumas análises que afirmam que o Bolsonaro é o grande derrotado dessas eleições. Houve sim um enfraquecimento dele. As candidaturas que ele apoiou foram derrotadas, não decolaram, não se saíram bem, mas a dúvida, olhando pros resultados é com relação a esses partidos que saíram fortalecidos (DEM, PSD e PP), que são partidos muito tradicionais e vinculados às antigas formas de fazer política. Pra onde eles vão? Eles têm um nível de coesão bem alto com o Bolsonaro, se a gente olhar as votações nominais na Câmara dos Deputados. Então é preciso ver para onde eles vão, se vão continuar na onda do Bolsonaro, se vão criar novas apostas em conjunto com o PSDB. Eles vão ser o fiel da balança nessa disputa entre a direita", afirmou Tanscheit que é também doutoranda em Ciência Política no IESP-UERJ e professora no Departamento de Ciência Política do IFCS-UFRJ. A entrevista com a cientista política começa no minuto 24. 

E ainda para falar sobre o recuo do governador de São Paulo João Doria, que anunciou a entrada de todo o estado na fase amarela do plano de flexibilização, após ter afirmado durante a campanha eleitoral municipal que não iria "fechar o comércio ou endurecer as medidas de combate à pandemia após as eleições", o jornal conta com a participação do médico sanitarista, professor universitário e ex- ministro da Saúde do governo de Dilma Rousseff, Arthur Chioro. A conversa com Chioro começa na hora 01h04m do jornal.


------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos