Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

ELEIÇÕES 2020

PSDB leva três das cinco cidades gaúchas com segundo turno

Direita se sobressaiu e levou as cinco mais importantes cidades do Rio Grande do Sul

30.nov.2020 às 00h09
Porto Alegre
Fabiana Reinholz

Cerca de 38 milhões de eleitores votarão no segundo turno das eleições municipais 2020 em 57 cidades - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nos próximos quatro anos, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria terão prefeitos do PSDB e uma cartilha ligada à direita. Foram eleitos neste domingo de segundo turno (29), respectivamente, Adiló Didomenico, Paula Mascarenhas e Jorge Cladistone Pozzobom.

Já em Canoas, o ex-petista, e agora do PSD, Jairo Jorge, será o prefeito da cidade. Junto com Porto Alegre, onde Sebastião Melo (MDB) superou Manuela D’Ávila (PCdoB), essas foram as cinco cidades gaúchas que tiveram segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores.

Canoas

A cidade de Canoas foi a primeira a ter confirmado seu novo prefeito neste domingo. Com 82.137 votos (53,06%), Jairo Jorge, do PSD, foi confirmado como prefeito da segunda maior cidade da região Metropolitana de Porto Alegre. Ele venceu o atual prefeito, Luis Carlos Busato, do PTB, que fez 46,94%, ou seja 72.649 votos.

É a terceira vez que Jairo comandará a cidade, que tem uma população estimada em 348.208 pessoas. A primeira vez foi em 2008, quando foi eleito no segundo turno, com 52,63% dos votos válidos contra 47,37% de Jurandir Maciel, que na ocasião era vice-prefeito da cidade. O mandato de Jairo foi o primeiro mandato do PT no município. Em 2012 reelegeu-se prefeito com 71,27% contra 15,47% da segunda colocada, Gisele Uequed. Jairo Jorge da Silva é jornalista, deixou o PT em 2017.

Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, segunda maior cidade gaúcha, localizada na região serrana, Adiló Didomenico (PSDB) derrotou o petista Pepe Vargas, com 59,57% dos votos válidos contra 40,43%. Eleito duas vezes como vereador, Adiló, 68 anos, deixou o PTB neste ano, partido do qual participou da fundação em Caxias, nos anos 1980, para integrar o partido tucano.

Adiló foi presidente da Codeca, empresa responsável pelo recolhimento do lixo orgânico e seletivo, e secretário de Obras, nos governos estadual de José Ivo Sartori (MDB), de 2005 a 2012, e municipal de Alceu Barbosa Velho (PDT), de 2013 a 2016. Para concretizar sua candidatura, saiu do PTB e assinou ficha no PSDB.

Pepe Vargas, por sua vez, já governou Caixas do Sul duas vezes e buscava o terceiro mandato. Foi ministro da então Secretaria de Relações Institucionais do governo Dilma Rousseff (PT).

Pelotas

Em Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) foi reeleita com 105.206 votos (68,7%), contra de Ivan Duarte (PT), que fez 47.941 votos (31,3%). Professora por formação, a tucana Paula Mascarenhas foi reconduzida à governança da cidade que é a quarta mais populosa do estado. Sucessora de Eduardo Leite nas eleições de 2016, foi reeleita com o apoio do governador do estado.                 

Santa Maria

Na região central do estado, o tucano Jorge Cladistone Pozzobom foi reeleito para o Executivo da cidade de Santa Maria, a quinta mais populosa do Rio Grande do Sul. Advogado por formação, ele foi também vereador e deputado estadual, em 2010. Com 71.927 votos (57,29%), Pozzobom derrotou Sérgio Cecchin (PP), que fez 53.616 votos (42,71%).

Editado por: Marcelo Ferreira
Tags: topico-cobertura-das-eleicoes-2020
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

'Gestão sem alma'

Remoções no Jardim Pantanal (SP) podem levar famílias já vulneráveis ao endividamento, alerta Frente de Luta

Dólar a R$ 5,43

Queda do dólar abaixa até preço do pão, mas não garante estabilidade ‘de jeito nenhum’, diz economista

Em São Paulo

‘Sob fogo’: Unifesp debate crimes de guerra e ataques à saúde em Gaza nesta terça (1º)

Dar Voz

Sobreviventes de feminicídio denunciam abandono e transformam dor em mobilização coletiva

Levantamento

Supersalários no Judiciário crescem 49,3% em 2024, mostra estudo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.