Desmatamento

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 2 de dezembro de 2020

"Plano Mourão" para a Amazônia abraça teorias conspiratórias e deixa de lado órgãos ambientais, criticam especialistas

Ouça o áudio:

Vice-presidente Hamilton Mourão afirmou recentemente que o desmatamento da Amazônia em 2020 ficou abaixo da expectativa do governo Bolsonaro - José Cruz/Agência Brasil

Apresentado no mês passado a diversos ministérios, os documentos que ficaram conhecidos como "Plano Mourão" prometem promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região amazônica.

Especialistas, no entanto, são críticos ao conjunto de ações criado pelo Conselho da Amazônia. Eles apontam, por exemplo, para a utilização de teorias conspiratórias de uma possível invasão internacional à região.

De acordo com Márcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, o Plano Mourão chama atenção pela tentativa de militarização na proteção à Amazônia. 

Segundo ele, o plano aponta que a região é rica em recursos naturais e que outros países estariam interessados nesses materiais,  pois eles seriam essenciais a hegemonia dessas nações. 

Em todo o plano, órgãos federais de meio ambiente como o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Ibama e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação) quase não são citados, enquanto o Ministério da Defesa aparece 22 vezes no texto.

Adriana Ramos, do ISA (Instituto Socioambiental) apontou que o Conselho da Amazônia não consegue, só com alguns ministérios, dar conta da complexidade do desmatamento na Amazônia.

Segundo ela, o enfrentamento tem que envolver a sociedade, governos estaduais e ministérios em estratégias que se complementem. O conselho também não tem o poder de executar ações, apenas coordenar políticas que já existem.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos