Agrotóxicos

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 3 de dezembro de 2020

A lógica por trás do crime em Bhopal, na Índia, continua existindo, é um problema estrutural, diz documentarista

Ouça o áudio:

Ato em frente a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos, em 2014 - Fernando Frazão/ Agência Brasil

Nesta quinta-feira (3) é celebrado o Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos. A data foi escolhida em homenagem às milhares de vítimas do maior crime industrial da história, que aconteceu em Bhopal, na Índia, em uma fábrica de agrotóxicos da empresa estadunidense Union Carbide (posteriormente adquirida pela Dow Chemical), em 1984.

O Brasil de Fato estreia nesta data o documentário documentário Bhopal 84 sobre esse crime. Para falar sobre o caso e a produção do documentário, o Jornal Brasil Atual conversa com Daniel Giovanaz, um dos autores do documentário junto à também jornalista Poliana Dallabrida.

"O que a gente propõe nesse documentário, mais do que individualizar a responsabilidade na empresa, é olhar pra toda essa indústria química de produção de agrotóxicos, porque não é ajustando certos padrões sanitários e de segurança que o problema central vai ser resolvido", explica Giovanaz. "Não é uma ideia de capitalismo verde ou de sustentabilidade que vai resolver esse problema. É um problema estrutural, econômico em que sempre os trabalhadores que atuam nos países da periferia do capitalismo vão estar subjugados à decisões tomadas por altos executivos que jamais são punidos ou responsabilizados por seus erros ou, como a gente chama, crimes", acrescenta o jornalista. 
 
O documentário Bhopal 84 está disponível no canal do Brasil de Fato no Youtube. O filme também será exibido na TVT, no canal 44.1 da TV aberta na Grande São Paulo no sábado (5) às 12h30. 


------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos