OUÇA E ASSISTA

Vacina, Sérgio Moro e 2022 no programa Tempero da Notícia, com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Enquanto países europeus começam a vacinar ainda em dezembro, Brasil se debate

Nesta edição do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna, traz no Receita da Semana a "receita da morte e da destruição". Os ingredientes são a disputa política que ameaça a distribuição da vacina contra o coronavírus.
 
"Enquanto países europeus começam a vacinar ainda em dezembro, o Brasil se debate entre o governo federal caótico e o governo de São Paulo que politiza cada passo da produção da vacina", afirma Vianna.

O apresentador também analisa o resultado das eleições municipais e as tendências para 2022, em um cenário em que a "figura pessoal de Bolsonaro está desgastada e o bolsonarismo 'raíz' perdeu, mas a direita tradicional soube incorporar - nos embates com candidatos de esquerda - elementos do bolsonarismo: anticomunismo, discurso religioso, fake news, ataques às mulheres, ódio, medo".

Nesta perspectiva para a próxima corrida eleitoral o ex-presidente Lula e a esquerda não ficam de fora. 


Já Sérgio Moro, parece que está cada vez mais longe da disputa. "O ex-juiz arruma emprego milionário, para dar consultoria às empresas que ajudou a quebrar", comenta Vianna sobre o novo emprego do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, que agora é sócio da consultoria Alvarez & Marsal (A&M), com sede nos Estados Unidos e que presta serviços para Odebrecht e OAS, empresas que foram alvo da Operação Lava Jato. 

No quadro Panela de Pressão os promotores de SP que tentaram furar a fila para receber primeiro a vacina da covid-19 e depois acabaram voltando atrás. De acordo com a reportagem do Brasil de Fato, o procurador-geral de Justiça do estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, disse que prometeu levar pedido ao governador "por razões políticas", mas que nunca cogitou fazê-lo.

Para encerrar um brinde no Cafezinho às candidatas Manuela D'Ávilla (PCdoB), que disputou as eleições em Porto Alegre (RS), Marília Arraes (PT), na corrida do Recife (PE), Marília Campos (PT), eleita na cidade de Contagem (MG), e Margarida Salomão (PT), que vendeu em Juiz de Fora (MG), pela "coragem pra enfrentar toda sorte de ataques machistas na eleição municipal".

O programa do Brasil de Fato vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Marina Duarte de Souza