Homenagem

A contragosto do governo Ibaneis, Brasília terá praça com nome de Marielle Franco

PL havia sido aprovado pela Câmara do DF em 2019, mas foi vetado por governador; nesta terça, deputados derrubaram veto

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Marielle Franco foi assassinada em março de 2018, no Rio de Janeiro (RJ). junto com o motorista Anderson Gomes - Mídia Ninja

A capital federal terá uma praça com o nome da vereadora psolista Marielle Franco, que foi assassinada em março de 2018, no Rio de Janeiro (RJ). A criação do espaço foi autorizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta terça-feira (8), após o plenário derrubar um veto do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao Projeto de Lei (PL) 167/2019. A proposta prevê a nomeação de um espaço público na região central da cidade em referência à vereadora. 

O PL havia sido aprovado pelos parlamentares do DF em novembro de 2019, mas depois foi vetado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Na época, o mandatário argumentou que não havia “relação entre o nome da vereadora e o Distrito Federal”, além de ter dito que "a tradição é homenagear pessoas que tenham servido diretamente à comunidade do DF". 

A iniciativa gerou uma cadeia de críticas que culminou na derrubada do veto nesta terça, data que marca os mil dias do assassinato de Marielle e do seu motorista, Anderson Gomes. A votação foi articulada pelo autor do projeto, o deputado distrital e psolista Fábio Félix.

“Hoje conquistamos uma grande vitória para todos aqueles que militam em prol dos direitos humanos. Derrubamos o veto à praça em data bastante simbólica, quando cobramos o desfecho dos assassinatos. Já são mil dias sem respostas e sem justiça”, disse o parlamentar por meio de nota.

Segundo levantamento do próprio PSOL, a praça a ser criada no DF se somará aos mais de 150 lugares do mundo que já levam o nome da vereadora carioca. No rol figuram espaços como bibliotecas, jardins, prédios públicos, ruas, avenidas, entre outros.

Em Brasília, a Praça Marielle Franco deverá ser localizada no Setor Comercial Sul (SCS), parte da cidade que concentra atividades culturais e reúne segmentos da população jovem.

Edição: Rodrigo Chagas