Combate à fome

Impedidos de receber o seguro-defeso, pescadores de Pelotas (RS) recebem doações

Ação beneficiou 46 famílias que tiveram direito negado pelo governo e passam por situação de risco alimentar

Brasil de Fato | Pelotas (RS) |
Duas ações de solidariedade já foram realizadas junto à Colôniza Z3, em Pelotas - Corbari-BdF/RS

Uma delegação do Instituto Cultural Padre Josimo visitou a Colônia de Pescadores Z3, às margens da Lagoa dos Patos, em Pelotas (RS), onde 46 famílias passam por situação de risco alimentar, já que tiveram o acesso ao seguro-defeso negado pelo governo federal.

Continua após publicidade

O instituto, junto com Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Cooperativa Cooptil doaram alimentos para as famílias mais necessitadas da localidade. A visita ocorreu na sexta-feira (4).

"Esse benefício que o pescador recebe da Previdência durante o período em que fica proibido de exercer sua profissão se torna a única fonte de renda para sua família", explica Nilmar Conceição, integrante da direção do MPP (Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais), que faz parte da Via Campesina Brasil.

“Com a situação agravada pelas restrições da pandemia, essas famílias que tiveram o benefício negado estão em situação muito difícil, felizmente recebendo o apoio de organizações e movimentos como esses que aqui estão hoje”, completa.

O seguro-defeso é um benefício que pescadores e pescadoras artesanais têm direito por conta do período de 4 meses que ficam proibidos de pescar na Lagoa dos Patos para a proteção das espécies que se reproduzem ali.

Relembre: Solidariedade do MST busca mostrar que o inimigo, além do vírus, é o capitalismo

Darlan Gutierres, dirigente do MPA, que acompanhou a atividade, relembrou que os camponeses e camponesas também estão em situação difícil, por conta das perdas da produção que vem se acumulando ao longo de sucessivos períodos de estiagem e a inoperância dos governos estadual e federal frente à essa pauta, mas que sentem-se convocados a prestar solidariedade aos irmãos e irmãs pescadores que neste momento precisam ser apoiados.

“Estamos aqui para compartilhar um pouco do que temos, para trazer o que alguns parceiros nos ajudaram a viabilizar, mas principalmente para afirmar a esses companheiros e companheiras que não estão sozinhos, que a sua luta também é nossa, e que seguiremos juntos nessa caminhada para construir uma sociedade com direitos, justiça e igualdade para todos”, afirmou.

Leia também: MST e Cimi doam 6 toneladas de alimentos orgânicos para indígenas do sudeste do Pará

Frei Sérgio Görgen, diretor do ICPJ, relembrou que pelo Brasil afora o que tem se notado durante o período da pandemia é justamente a união solidária entre os pequenos para construir mecanismos de proteção contra a fome que vem se espalhando em proporção endêmica pelo país. “A solidariedade é o grande exemplo que os trabalhadores e seus aliados oferecem para reconstruir esse país fraturado pelo ódio e pela pandemia.”


SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko