NOVA GESTORA

Paridade e participação social: os planos de Margarida Salomão para Juiz de Fora (MG)

Deputada federal será a primeira mulher a ocupar a Prefeitura de Juiz de Fora na história do município

Ouça o áudio:

Margarida Salomão aposta em uma gestão participativa por meio do planejamento territorial - Foto: Reprodução/PT
As mulheres como opção de governo passaram a habitar a imaginação política da população

Primeira mulher a vencer uma eleição para a Prefeitura de Juiz de Fora na história do município, Margarida Salomão (PT) terá um contexto desafiador pela frente. Eleita com 54,74% dos votos válidos no último pleito, a gestora traça planos para combater a pandemia da covid-19 e seus impactos socioeconômicos na cidade. 

Em entrevista ao Brasil de Fato, ela adianta que o caminho a ser seguido terá como referência a ciência e, acima de tudo, o bem-estar da população mineira.

“Vamos monitorar a evolução da pandemia para que a gente maximize a segurança sanitária. Isso é fora de questão. É um princípio. Em primeiro lugar nosso compromisso é em defesa da vida”, ressalta Salomão.

Entre os próximos passos está a organização de um processo maciço de vacinação a ser disponibilizado pela rede pública de saúde, assim como fomentar a retomada econômica. 

“A cidade sofreu muito. Juiz de Fora é um grande polo de serviços e essa é uma área que sofreu brutalmente com a pandemia.”

:: "Emerge desta eleição uma esquerda com rosto de mulher", diz Margarida Salomão (PT) :: 

Uma equipe paritária e representativa já foi escolhida para dar início à transição de governo. “Estamos com uma transição curta, de apenas um mês. Eu quero estar com todos os dados na mão porque quero chegar chegando. O povo tem pressa e eu também”, afirma a nova prefeita.

<

Neste BdF Entrevista, a petista fala sobre quais serão os principais eixos de seu governo, analisa os desafios da corrida eleitoral e o saldo do último pleito, destaca o protagonismo das candidaturas de mulheres em todo o país.

Confira entrevista na íntegra.

Brasil de Fato: A senhora se tornou a primeira mulher a chegar à Prefeitura de Juiz de Fora, que é um município muito relevante, com a quarta maior população do estado mineiro. Qual a importância simbólica dessa vitória?

Margarida Salomão: É uma ruptura de uma sequência de 170 anos. Todos os dirigentes do município, primeiro os presidentes dos conselhos municipais e depois quando viemos a ter prefeitos, foram sempre homens. Todos eles, na história da cidade. É até o diferencia Juiz de Fora de cidades como Contagem, Betim e Governador Valadares, onde já tivemos mulheres na posição de direção do Executivo.

A primeira vez que uma mulher se candidatou em Juiz de Fora foi eu mesma, há 12 anos atrás. Naquela ocasião era eu contra quatro homens. E dessa vez, veja você, três eleições depois, éramos cinco mulheres disputando, dos mais variados partidos, dos mais variados espectros políticos.

Veja que é tão interessante que ao fim do primeiro turno, 72% dos votos válidos dados em Juiz de Fora escolheu alguma candidatura de mulheres. Eu passei já para o segundo turno em primeiro lugar, mas para você ter uma ideia, das quatro candidaturas mais votadas da cidade, três foram mulheres. 

Isso mostrou, primeiro, que as mulheres como opção de governo passaram a habitar a imaginação política da população. Esse movimento, inclusive, se correlacionou com um avanço que nós tivemos na Câmara Municipal, que pela primeira vez elegeu quatro mulheres vereadoras. 

72% dos votos válidos dados em Juiz de Fora escolheu alguma candidatura de mulheres

Em Minas Gerais tivemos quatro disputas em segundo turno e três delas foram vencidos por mulheres. É uma boa notícia. O vento está mudando.

É um processo em nível nacional. Outras mulheres disputaram o segundo turno. Marília em Recife, Manuela em Porto Alegre...Grandes cidades com candidaturas femininas fortes. Isso é coisa interessante porque uma cidade como São Paulo, por exemplo, que afinal é uma das maiores cidades do mundo, já teve governando-a duas mulheres. Ambas eleitas nas determinadas ocasiões pelo PT.

 A Erundina na primeira eleição pós-Constituição de 88 e a Marta Suplicy. A esquerda trouxe para o cenário político a perspectiva de mulheres governarem, só que isso agora se ampliou. Nós ainda temos, a meu ver, um número muito pequeno de vereadoras.
 
No Brasil inteiro são 18%. Isso é muito aquém do que nós precisamos praticar, exercitar. Mas de todo modo o que nós não podemos é subestimar o avanço desse último período.

Relembre: 60% dos municípios do país não têm mulheres disputando a prefeitura este ano

Outra mulher de esquerda, Marília Campos, foi eleita em Contagem, também em Minas Gerais. O que essas vitórias sinalizam para o estado mineiro?

Uma mudança. Talvez não toda mudança que nós queríamos fazer mas está claro que a questão de gênero já se soma na imaginação política brasileira como uma pauta central, assim como a pauta da desigualdade racial também emergiu com força. 

São dois ganhos muito relevantes nesse pleito: termos elegido mais mulheres negras e dois grandes colégios eleitorais de MG, duas cidades importantes, terem escolhido mulheres. Juiz de Fora é um grande polo nessa região. As pessoas brincam que que somos cariocas do brejo, mas é fato. Nessa região próxima ao Rio de Janeiro somos um polo muito importante na área da educação, na saúde, na área cultural.

As políticas que nós conseguimos desenvolver, sendo nós gestoras mulheres e de esquerda, podem contribuir para aqui no país a gente construa uma agenda vencedora.

Quais foram os principais desafios da campanha e destaques dessa corrida eleitoral?

A primeira coisa que eu queria dizer, que foi um grande desafio, foi nós acertarmos o tom com a cidade. O que a cidade queria era debater os seus problemas presentes com a perspectiva de futuro. 

Isso é fundamental. Nós, a esquerda, temos o futuro em mente. Somos utópicos. Não adianta ficarmos só falando no passado. O passado nos endossa, nos autoriza, mas definitivamente não vai nos levar adiante no processo da disputa da opinião política.

Discutir a cidade como um direito é uma pauta profundamente contemporânea. 

Nós debatemos exatamente o que era a grande questão da cidade, que era a ideia de que a cidade é um direito para todos e todas moradoras e moradores. 

Isso não é verdade para as cidades brasileiras. Hoje 85% da população vive nas cidades, que são espaços da expressão da desigualdade. Discutir a cidade como um direito é uma pauta profundamente contemporânea. 

A segunda coisa aqui também marcou muito foi no finzinho do segundo turno, quando nós tivemos um ataque de fake news. É algo que começa a caracterizar todos os processos eleitorais recentes e que precisamos compreender bem para aprendermos a enfrentá-lo como uma afronta à democracia.

Eu tive que explicar em Juiz de Fora que eu não pretendia adotar a Umbanda como a religião oficial da cidade. Eu fui obrigada a explicar que não há religião oficial. Da maneira como as pessoas colocam, há um explodir de ideias insensatas, como aconteceu na candidatura do Haddad, que é até difícil desmentir uma coisa tão maluca. Mas isso continua a acontecer.

Vamos ter que fazer uma atualização tecnológica para acompanharmos e, inclusive, declarar como uma ilegalidade a disseminação maciça de mentiras.

É uma coisa doida porque o meu adversário no segundo era do PSB, um partido que está no nosso campo político, que faz oposição ao Bolsonaro. O mesmo aconteceu com Marília Arraes em Recife

Parece que independentemente da cor política dentro do espectro, virou uma espécie de ferramenta em uso na disputa. Isso não é bom. Isso definitivamente não é bom. Nós precisamos aprender a evitar que isso se consolide como uma má prática política.

Como a senhora disse, já tinha disputado o cargo executivo em Juiz de Fora, chegando sempre ao segundo turno. O que mudou neste ano? A conjuntura influenciou? 

A conjuntura de fato contribuiu para que as pessoas considerassem a minha experiência, a minha trajetória como gestora pública que, em um momento de crise gravíssima, que afeta duramente a vida das pessoas, fizeram essa escolha. 

Eu aprendi muito. A primeira vez que eu disputei tinha sido reitora da universidade. Vim fazer uma disputa como se eu tivesse disputando reitoria, o que é muito diferente. Mesmo as pessoas concordando com o que você, a consolidação do voto passa por outras coisas. 

Em 2016, mais do que disputar a cidade, estávamos disputando o conceito político. Tínhamos acabado de sofrer o impeachment da Dilma. Aquilo era um elemento muito forte no Senado. Isso facilitou a demonização das candidaturas do espectro progressista.

Dessa vez eu definitivamente me recusei a entrar nesse jogo. Isso fez diferença também e as pessoas entenderam que eu estava discutindo com elas a cidade em que elas viviam, de que maneira poderíamos fazer melhor e como incluí-las politicamente nas decisões sobre seus próprios problemas.

Saiba mais: Eleição 2020 marca ascensão da diversidade na vida política do país

Como será essa mudança de deixar o Congresso para a liderança da prefeitura do município onde nasceu? Qual a importância desse novo episódio em sua trajetória política?

Faz sete anos que estou aqui no Congresso e é uma experiência fascinante. Você aprende o Brasil. É como se eu tivesse feito um outro doutorado. Quem não se interessa não aprende nada, mas aqui você tem a oportunidade privilegiada de ver ao país, de entender muitas das disputas que se travam. E aí não lendo livros mas participando da própria cena política.

Isso é uma coisa da qual eu vou sentir falta. Mas eu gosto muito de fazer gestão. Eu fui duas vezes gestora na minha cidade, tive experiência anterior na Prefeitura de Juiz de Fora como secretária de Administração, como secretária do Governo. Eu gosto da gestão. Me sinto desafiada.

Como ocorrerá a transição no governo? Esse processo já foi iniciado?

Eu indiquei seis companheiros e companheiras, já nomeei uma comissão paritária dentro de um compromisso que assumi. O nosso governo terá um secretariado paritário de gênero e com representação da população negra de Juiz de Fora. 

Em 2010, a população negra era 42% da população. Uma das dimensões da democracia é a representação, essas pessoas precisam ver que elas estão no governo. A gestão é delas. 

Ninguém perdoa as mulheres e ninguém perdoa o PT

Nós vamos trabalhar com esse tipo de perspectiva. A comissão de transição tem três pessoas três mulheres e três homens. Todos muito qualificados tecnicamente para lidar com pessoas designados pelo atual prefeito. Estamos com uma transição curta, uma transição corrida. Um mês. 

Eu quero estar com esses dados todos na mão porque quero chegar chegando. O povo tem pressa. E eu também, tenho que correr. 

Não tenho alternativa. Veja, eu sou mulher. Eu sou do PT. Eu não tenho direito de errar. Ninguém perdoa as mulheres e ninguém perdoa o PT. Nosso espaço para erro é mínimo e nós não vamos errar mesmo não. Vamos trabalhar da melhor maneira possível.

E em relação aos principais eixos da gestão?

O primeiro deles é exatamente a participação na sociedade que nós vamos implementar através de um planejamento territorial. Dentro do território as pessoas poderão participar porque evidentemente é a forma prática disso acontecer. 

Participa-se da saúde no seu território, da política social, definição das prioridades de obras... E com uma articulação forte dos equipamentos sociais que nós dispusermos: dos CRAS, dos postos de saúde, das escolas. 

Esse é um elemento muito importante e vamos fazer isso, adensar o processo democrático na gestão. 

A segunda coisa é exatamente esse foco na cidade como um direito das pessoas. Isso significa que nós vamos melhorar a saúde. Existem duas coisas que são absolutamente necessárias. 

Uma delas é o posto de saúde funcionar pelo menos até o início da noite porque nós sabemos que a saúde básica resolve para 90% das pessoas. Com o posto fechando à tarde, quando as pessoas os trabalhadores chegam em casa no fim da tarde, de noitinha, têm que procurar outro equipamento de saúde secundário. Isso aumenta o custo e causa um imenso transtorno para as pessoas.

Outra coisa é o transporte público, que em Juiz de Fora pifou. O que está acontecendo no Brasil inteiro mas em Juiz de Fora, por uma série de circunstâncias, está em situação falimentar. 

Vamos fazer isso, adensar o processo democrático na gestão

Onde eu fiz reunião nessa campanha as pessoas diziam: "Aqui não tem ônibus" ou "o ônibus quebra, não passa na hora, passa lotado". E o direito à mobilidade é constitucional. 

O terceiro eixo é ter um projeto sustentável de desenvolvimento. Nós vamos buscar e focar, inclusive, em uma coisa em que a cidade tem um potencial muito grande, que é economia criativa. Desenvolvimento tecnológico, cultura, saúde, educação... são áreas que geram muitos empregos, postos de trabalho.

E definitivamente permitirão que a gente quebre esse ciclo de estagnação em que a cidade está há muitos anos envolvida.

A senhora vai assumir a prefeitura em um contexto desafiador que é o da pandemia. Como avalia o combate ao coronavírus e como sua gestão vai atuar em meio a essa crise sanitária? 

Em primeiro lugar nosso compromisso é em defesa da vida. Vamos monitorar a evolução da pandemia para que a gente maximize a segurança sanitária. Isso é fora de questão. É um princípio. 

A par disso, vamos ter que trabalhar, primeiro, com um processo maciço de vacinação porque as notícias são de que a vacina está chegando. 

Apesar de toda a nossa loucura nacional, porque aqui há pessoas que dizem que nem vão tomar vacina. Pessoas em posições estratégicas do governo, que tinham de pensar inclusive, no que falam. Infelizmente o presidente da República e muitos de seus assessores parece que não têm noção e fazem essa campanha antivacina. Mas nós vamos vacinar.

Entenda o contexto: Gestão Bolsonaro na berlinda: estados e municípios cobram agilidade com vacina

A terceira coisa é estabelecer, fomentar, organizar a retomada econômica. A cidade sofreu muito. Juiz de Fora é um grande polo de serviços e essa é uma área que sofreu brutalmente com a pandemia.

Vamos ver como a Prefeitura pode ajudar, não a salvar a lavoura porque evidentemente há políticas macroeconômicas que são de alcance federal. Mas no plano local se pode fazer algumas coisas que permitirão que as pessoas encontrem uma saída.

Retomando o saldo das eleições municipais, a esquerda perdeu em SP e em Porto Alegre, ainda que as candidaturas tenham tido destaques, e o PT encolheu. Como lê esse processo?

Estou deixando a poeira baixar. Quando a avaliação é feita no quente, às vezes se fala com mais ansiedade e mágoa do que o necessário. Como sou uma iluminista militante, vi os dados todos, vamos conversar sobre isso no partido. Esse tipo de avaliação é melhor ser construída coletivamente.

Não cabe dúvida de que nós vamos ter que pensar profundamente sobre o nosso desempenho eleitoral. Quem disser que foi vitória é uma pessoa sonhadora. Ganhamos em alguns lugares importantes mas perdemos em outros que seriam muito estratégicos, não digo só a vitória do PT, mas uma vitória da Manuela, assim como foi muito importante Edimilson ter se elegido em Belém, ainda que com a margem pequena. 

Teremos que ser inovadores para darmos uma resposta para essa conjuntura que estamos vivendo

O que aconteceu nos últimos dias tem que ser tema da nossa reflexão. Nós precisamos, a esquerda toda, dialogar de uma forma aberta. Porque nós não vamos restaurar a democracia no Brasil trabalhando de forma fracionada, localística ou paroquial.

Nós temos um programa para o Brasil. O PT escreveu e apresentou recentemente um programa excelente que é o projeto da reconstrução do país. Precisamos falar sobre isso que é, inclusive, o que interessa o eleitor. 

O eleitor está menos interessado na briga de um líder com outro líder do que como ele vai achar uma saída numa conjuntura tão adversa.

E eu estou muito convencida de uma discussão travada por muitos urbanistas, como por exemplo, pela Ermínia Maricatto, minha gurua para esse tema, que diz que as soluções para o combate à desigualdade no Brasil, a principal pauta da sociedade neste momento, passarão sem sombra de dúvida pelo desenvolvimento de políticas urbanas focadas neste processo do combate às desigualdades. 

Mesmo a questão do rejuvenescimento da democracia pela participação dos territórios é uma coisa que a gestão municipal permite. Vamos ter que investir em inovação na política. Teremos que ser inovadores para darmos uma resposta para essa conjuntura que estamos vivendo.

Edição: Rodrigo Chagas