Presente!

Programa Bem Viver aborda a luta e o legado de Chico Mendes

O seringueiro foi uma liderança trabalhista de destaque e também um símbolo da luta pela preservação da Amazônia

Ouça o áudio:

Chico Mendes foi morto em sua casa (foto), na cidade de Xapuri - Wikimedia Commons | Miranda Smith
Há 31 anos a "Semana Chico Mendes" resgata o legado de luta ambiental e socioterritorial do ativista

O programa Bem Viver desta terça-feira (15) marca a data em que Chico Mendes completaria 76 anos. O ativista lutou arduamente pelas questões ambientais, trabalhistas e socioterritoriais da Amazônia, até ser brutalmente assassinado por grileiros da região em 22 de dezembro 1988. O legado de luta do líder seringueiro continua vivo e forte, como memória e inspiração. 

Especial | Chico Mendes, a voz que não cala

O Brasil de Fato entrevistou Angela Mendes, filha do ativista e uma das organizadoras da 31ª edição da Semana Chico Mendes. A conversa adentrou as propostas do evento, adaptado ao momento de pandemia e com programação até o dia 22 deste mês. Ao falar do legado de luta do pai, Angela destaca que "ele é o patrono do meio ambiente brasileiro, além de ser considerado um herói brasileiro. Mas não só isso, transformou o Acre em uma referência. O Brasil virou também uma grande referência em iniciativas ambientais. E assim outros companheiros entenderam a importância das florestas".

:: Carta assinada por 95 organizações responsabiliza agronegócio por fogo e desmatamento ::

Ainda sobre as questões ambientais, a edição enfatiza os cinco anos desde que o Acordo de Paris foi assinado, uma iniciativa de comprometimento coletivo de diversos países em reduzir as emissões de fases do efeito estuda. O Brasil, que participou com certo protagonismo da primeira cerimônia, em 2015, ficou de fora da lista de nações que integram a Cúpula da Ambição Climática 2020.

:: Privatização de parques e desmatamento: legado de Doria e Covas para o meio ambiente ::

O programa de hoje apresenta também um dado alarmante no quadro Repórter SUS, o governo federal deixou de usar R$ 5,6 bilhões em créditos extraordinários liberados para o enfrentamento da pandemia. Este valor equivale a quase 13% da verba extra total destinada ao combate da covid-19 no Brasil. Em outras palavras: trata-se da verba destinada desde o início da crise sanitária para adquirir testes, respiradores, equipamentos de proteção individual, dentre outros. 

:: Governo Bolsonaro é o maior desafio para os indígenas desde colonização, afirma Cimi ::

O Bem Viver também reservou o tempo para receita. No quadro Comida de Verdade, a cozinheira Leticia Massula ensina uma receita de arroz de costela. Para quem não gosta de lavar muita louça, vale aprender esta receita que utiliza uma única panela - e sugere uma deliciosa salada de tomate como acompanhamento. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir