Rio Grande do Sul

ANÁLISE

Instituto Democracia e Direitos Fundamentais propõe debate sobre direito à segurança

Série de artigos aborda o direito fundamental à segurança e o reflexo da violência na crise democrática

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Série de análises multimídia sobre o tema será lançada em live e todo conteúdo estará disponível no site do Instituto - Divulgação

O Instituto Democracia e Direitos Fundamentais (DDF) lança uma série de análises sobre o “Direito Fundamental à Segurança”. Completando seu primeiro ano de existência, o DDF aprofunda suas análises sobre o tema da Segurança Pública. A quarta edição da publicação multimídia trará artigos e transmitirá vídeos e lives de estudiosos e gestores com experiências diversas na elaboração de políticas públicas de prevenção da violência e combate ao crime.

O lançamento das publicações ocorre nesta sexta-feira (18), com uma transmissão ao vivo no Facebook. Estarão presentes na atividade virtual o ex-ministro da Justiça Tarso Genro, integrante do conselho do DDF, e o sociólogo Benedito Mariano, ex-ouvidor das Polícias de São Paulo. A live está marcada para 15h30 e pode ser assistida na página do instituto no Facebook. A mediação será do sociólogo Jorge Branco. Além da participação por vídeo, Mariano estará nesta edição com um artigo denominado “Por uma polícia democrática, cidadã e antirracista”.


Instituto Democracia e Direitos Fundamentais debate o direito à segurança pública e os efeitos da violência na crise democrática / Divulgação

Outros autores também tratam da questão racial, inclusive com citações ao caso do assassinato de João Alberto Freitas em uma loja do supermercado Carrefour em Porto Alegre. Outro texto que instiga reflexão é do professor Rodrigo Azevedo, que analisa a ascensão do Bolsonarismo através do que ele denomina de discurso fake contra o crime.

“Compreender o apoio popular a governantes como Bolsonaro implica em discutir o mundo cotidiano das paixões e emoções, frustrações pessoais, desejos por ordem, etc. Reconhecer os diferentes significados do medo para distintos grupos sociais, e suas implicações para o enfrentamento dos problemas cotidianos, do cuidado e proteção dos filhos em situações muito adversas, venha essa proteção da igreja local, do traficante da esquina ou da milícia armada. A questão é entender como Bolsonaro mobilizou e mobiliza esses sentimentos e foi capaz com êxito de promover tanta adesão”, aponta Azevedo no seu texto.

O tema da violência policial também está presente em alguns textos. No próprio editorial que precede a publicação dos artigos o tema é tratado como consequência de um Estado organizado para proteger mais privilégios do que direitos. O ex-comandante da Brigada Militar e atual presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Fábio Fernandes, também participa da edição com um artigo.

Nas próximas seis semanas, até o lançamento da quinta edição, os editores do DDF prometem agregar novos conteúdos relacionados ao tema da segurança pública. A ideia é produzir reportagens com base nas transmissões ao vivo e nos diferentes posicionamentos presentes nos artigos.

Todo o conteúdo desta edição e das três edições anteriores está disponível gratuitamente no site, acesse clicando aqui.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira