Fluxos pelo mundo

Programa Bem Viver destaca o Dia Mundial dos Migrantes nesta sexta-feira (18)

Além de abordar o conceito das migrações, edição apresenta experiências de imigração no país

Ouça o áudio:

Os fluxos migratórios acontecem por diferentes motivos, entre eles se destacam os de ordem econômica, política e cultural - Portal do Professor/MEC
O programa destaca a situação crítica enfrentada pela União Social dos Imigrantes Haitianos

O programa Bem Viver desta sexta-feira (18) acontece no Dia Mundial do Migrante. A efeméride foi criada em 1990, após a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotar uma resolução sobre a convenção internacional de proteção aos direitos das pessoas que decidem mudar o local de moradia. 

E para ilustrar um exemplo desses fluxos, que tal conhecer um pouco da rica culinária dos imigrantes que vivem no Brasil? No Alimento é saúde de hoje, Feliz Rafferty, mais conhecido em terras brasileiras como Chef Sam, fala sobre as delícias de seu país de origem, a República dos Camarões, na África Central. Feliz chegou ao Brasil em 2010 e há três anos e meio coordena seu próprio restaurante, o Mamma África, no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo. 

:: Cesta de Natal do MST oferece saúde e reforça corrente de solidariedade ::

O programa destaca a situação crítica enfrentada pela União Social dos Imigrantes Haitianos, localizada na zona central de São Paulo. A entidade promove assistência a famílias haitianas que vieram ao Brasil, desempenhando um papel social fundamental. Mas com o aumento dos gastos durante a pandemia, hoje a entidade corre risco de despejo em decorrência do atraso no pagamento dos alugueis

:: Desmatamento explica o novembro mais quente desde a década de 1980 ::

A edição adentra também uma nova descoberta de cientistas brasileiros. Um fóssil de um dos dinossauros mais antigos do mundo foi encontrado no Rio Grande do Sul, no sítio arqueológico da cidade de Agudo. Trata-se de uma espécie rara, que viveu há mais de 225 milhões de anos atrás. 

:: Mais de 300 famílias temem despejo forçado em ocupação na periferia de Curitiba ::

O Bem Viver repercute ainda o importante recado de que se encerra hoje o prazo para contestar o cancelamento da extensão do auxílio emergencial. Muitas pessoas tiveram o benefício cancelado quando as parcelas passaram de R$600 para R$300 reais, havendo casos em que beneficiários foram excluídos sem justificativa. Para efetuar a contestação é necessário acessar o site de consulta do auxílio emergencial


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir