Vestibular

USP e Unicamp divulgam locais de prova e medidas de biossegurança

Exames ocorrerão em salas com menos candidatos a fim de respeitar as medidas de distanciamento social

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Recomenda-se que os candidatos levem álcool em gel e máscaras extras, caso necessitem realizar trocas no decorrer do exame
Recomenda-se que os candidatos levem álcool em gel e máscaras extras, caso necessitem realizar trocas no decorrer do exame - Marcos Santos/USP Imagens

A Fuvest e a Comvest divulgaram os locais da prova da primeira fase dos vestibulares da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), respectivamente, além das medidas de biossegurança devido à pandemia do novo coronavírus

:: "O seguro mesmo é não confraternizar", diz infectologista sobre festas de fim de ano ::

Para descobrir o local do exame da USP, os candidatos devem acessar o site da Fuvest, na área do candidato, e informar nome, CPF ou número de inscrição para realizar a consulta.

Os candidatos da Unicamp também devem realizar o mesmo processo: acessar o site da Comvest e informar nome ou número de inscrição. Aos candidatos da Unicamp, a organização também enviará uma mensagem informando o local da prova, que ocorre fora do município de São Paulo, e os protocolos de biossegurança.

:: Bolsonaro não utilizou R$ 5,6 bilhões liberados para enfrentamento da pandemia ::

É obrigatório o uso de máscara de proteção em todos os espaços. Recomenda-se que os candidatos levem álcool em gel e máscaras extras, caso necessitem realizar trocas no decorrer do exame.

Unicamp

A prova da primeira fase da Unicamp ocorrerá nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021. No total, serão 77.655 candidatos disputando 3.237 vagas, em 69 cursos de graduação. Para evitar aglomeração, mantendo a distância de 1,5, a Comvest dobrou a quantidade de salas em relação ao vestibular deste ano, indo de 1.502 para 3.381. Além disso, a organização recomenda que os candidatos cheguem ao local com antecedência também para evitar aglomerações. Clique aqui para saber mais informações de biossegurança da Comvest.

:: Doria "escolhe" dados e coloca SP na fase amarela um dia após eleição municipal ::

As provas ocorrerão em Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

USP

A ocupação das salas no dia do exame, programado para 10 de janeiro, será de 40% a fim de respeitar a fase Amarela do Plano São Paulo, de contenção à pandemia de covid-19. A Fuvest também recomenda que os candidatos entrem imediatamente nas salas de aplicação a fim de evitar aglomerações. A organização também disponibilizará álcool para a higienização.

:: Retorno das aulas em Pernambuco leva a aumento de casos de covid-19 nas escolas ::

Segundo as orientações, a alimentação sólida poderá ser realizada somente fora das salas, não havendo tempo extra. 

Para saber mais informações sobre as medidas de segurança estabelecidas pela Fuvest, clique aqui.

Escolas em São Paulo​​​​​​

O estado com maior número de vítimas e contaminações por coronavírus, São Paulo, liberou a abertura das escolas independente da situação de contaminações e mortes pela doença. A determinação do governador João Doria enquadrou as escolas na categoria de serviços essenciais, ao mesmo tempo que foram apresentados os dados de 44.681 óbitos e 1.361.731 contaminações confirmadas no estado.   

:: Artigo | Volta às aulas presenciais: quem serão as cobaias da vez? ::

Atualmente, só podem abrir as escolas de cidades que estão na fase amarela. Elas estão autorizadas a receber receber 35% dos alunos para as aulas presenciais. Com a mudança, o índice aumentará para 70% da capacidade nessa fase. Segundo Doria, a decisão vai continuar valendo, independentemente do aumento nos números de infectados e óbitos. 

Edição: Daniel Lamir