Circulação

Com variante da covid-19 no Reino Unido, países anunciam medidas restritivas

Com mutação mais contagiosa, outras nações vetam voos e isolam Reino Unido para tentar frear coronavírus

|
Aumento de casos e de mortes nas cidades do litoral paulista já preocupa especialistas, que alertam para o risco do período de superlotação das praias - Arquivo RBA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesse domingo (20) que os países europeus devem redobrar seus controles e medidas de segurança nas fronteiras para conter o avanço do novo coronavírus na região. A declaração vem após uma nova variante da covid-19 mais contagiosa ser descoberta circulando no Reino Unido.

"Na Europa, onde a transmissão é intensa e ampla, países precisam redobrar suas medidas de controle e prevenção", disse o porta-voz europeu da OMS.

Na tarde de domingo, o governo da Alemanha, França, Irlanda e Itália anunciaram a suspenção de voos provenientes de território britânico. Mais cedo, Holanda e Bélgica já haviam tomado a mesma decisão.

Segundo a agência France Press, uma fonte do governo alemão teria dito que todos os integrantes da União Europeia já discutem a possibilidade de tomarem medidas conjuntas para aumentar as restrições fronteiriças com a Inglaterra.

Fora da Europa, o governo de Israel já anunciou medidas restritivas para a entrada de cidadãos estrangeiros vindo do Reino Unido, Dinamarca e África do Sul.

A OMS também informou que a nova variante do coronavírus também foi identificada na Dinamarca, na Austrália e na Holanda. 

Segundo o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, especialistas de seu governo informaram que a mutação do vírus pode ser até 70% mais contagiosa. Londres já decretou um novo lockdown em todo o país no período entre Natal e Ano Novo.

Clique aqui para ver os gráficos.