Crescimento

Com nova legislação e superação da covid, China aumenta investimento estrangeiro

Projeções apontam a china como responsável por cerca de um terço da recuperação econômica internacional em 2021

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Notas de yuan: investimento estrangeiro aumenta consecutivamente na China - Pixabay

A China alcançou em novembro o seu oitavo mês consecutivo de crescimento do investimento estrangeiro direto. Este é um sintoma importante da recuperação econômica do país asiático, após a superação da pior etapa da pandemia de covid-19. Um dos atrativos é o mercado 1,4 bilhão de consumidores.

Continua após publicidade

Segundo a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país, Wang Wenbin, "o capital estrangeiro continua fluindo para a China, o que reflete a forte confiança de outros países no crescimento econômico chinês e demonstra o progresso da China para construir ativamente um novo padrão de desenvolvimento e uma maior abertura ao mundo".

:: Covid: China promete 600 milhões de doses da vacina até fevereiro de 2021 ::

A China alcançou, no último mês, em comparação ao mesmo período do ano anterior, um crescimento de 5,5% no investimento estrangeiro direto em uso real, que atingiu 14,380 bilhões de dólares.

A abertura para o investimento vindo do exterior vem se consolidando na legislação do país. Nessa segunda-feira (21), o governo chinês emitiu o documento intitulado "Energia na Nova Era da China", que levantou as restrições à entrada de investimento estrangeiro nos principais setores da energia, incluindo carvão, petróleo, gás e eletricidade, embora tenha excluído o nuclear.

:: Leia mais: Empresas chinesas sancionadas por EUA serão retiradas dos principais índices de ações ::

"Relatórios especializados projetam que a China irá representar cerca de um terço da recuperação econômica internacional em 2021. Como o país está se abrindo mais ao mundo, irá criar mais oportunidades para que os países avancem e contribuam mais para a estabilidade e a prosperidade no mundo pós-pandêmico", declarou Wenbin, porta-voz da chancelaria chinesa.  

Confira a reportagem de Iramsy Peraza, diretamente de Pequim, China, pela Telesur, em parceria com o Brasil de Fato:

Edição: Vivian Fernandes