Educação

Projeto oferece cartilhas gratuitas com conteúdos do Enem e do vestibular

Conteúdo do projeto "Tirando de Letra" é focado em produção textual, literatura, gramática e línguas estrangeiras

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Nove cartilhas já foram disponibilizadas desde o início do projeto, em julho - Agência Brasil

A cada 15 dias, uma cartilha gratuita, que traz conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é publicada no site "Tirando de Letra". Trata-se de uma iniciativa de estudantes do curso de Letras da UFPR e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que reúne estudantes de graduação, professores e doutorandos.

O projeto começou em julho deste ano e todas as pessoas são voluntárias. Os próprios participantes elaboram o conteúdo de acordo com o repertório e com as pesquisas do grupo. O conteúdo é focado nas áreas de Produção Textual, Gramática, Literatura e Língua Estrangeira Moderna (LEM).

Para a estudante de Letras Stela Klock Mauricio, que participa do projeto desde o início, o mais importante é poder auxiliar estudantes, especialmente durante a pandemia.

“Como o site é gratuito, qualquer pessoa pode acessar os materiais e usá-los como quiser”, destaca. Outro objetivo é “mostrar a importância da universidade, e que estamos contribuindo com a comunidade, ao oferecer materiais de estudo gratuitos e de qualidade, produzidos com dedicação e atenção”, diz a estudante.

O acesso ao conteúdo elaborado pelo projeto “Tirando de Letra” é gratuito. Até agora 9 cartilhas já foram publicadas. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini