Tecnologia

App encurta distâncias entre produtores e consumidores de alimentos orgânicos

Desenvolvido em Santa Catarina, aplicativo recém-lançado Quintal já tem mais de 700 usuários cadastrados

Ouça o áudio:

Tecnologia usa geolocalização para facilitar comercialização entre produtores, vendedores e consumidores - Divulgação
O Quintal gera um relacionamento com o alimento em outra esfera

Nem sempre escolher um alimento por aplicativo implica em comprar alimentos industrializados ou prejudiciais à saúde. A tecnologia dos aplicativos pode estar alinhada à segurança alimentar e à alimentação saudável. Essa é a proposta do app Quintal, que promete encurtar distâncias entre produz e quem consome comida orgânica.

O app usa a geolocalização apresenta os produtos disponíveis no território e possibilita um diálogo para comercialização entre a vizinhança.  

:: Cresce o consumo de alimentos saudáveis na pandemia, mas também o de ultraprocessados ::

O desenvolvimento do app Quintal levou nove meses, depois que a catarinense Mirian Wrublevski largou o antigo trabalho que tinha há 14 anos. A ideia surgiu diante das dificuldades vivenciada por ela mesma em São Bento Sul, no planalto norte de Santa Catarina.

Ela e muitas pessoas tinham dificuldades para garantir o consumo de alimento saudável, apesar de haver produtores locais de alimentos sem agrotóxicos.

A desenvolvedora explica que cadeia de produção alimentar pelas redes convencionais de supermercados acaba excluindo uma diversidade de produtos que podem estar mais perto do que se imagina, e que muitas vezes essa produção chega a estragar por falta de um canal de comercialização. 

:: Podcast - Alimento é Saúde ::

“A gente sabe que o caminho que a distribuição de alimentos tomou na forma convencional é um caminho muito longo, em que o supermercado recebe na gôndola apenas os itens que toleram essa grande e complexa cadeia de suprimentos”, explica.

Novas formas de comércio

Mirian exemplifica que o app Quintal pode favorecer até mesmo uma combinação em que o comprador colete os alimentos na propriedade do produtor. A proposta, segundo ela, é afastar qualquer perspectiva de atravessador, seja no meio virtual ou material.

“O aplicativo do Quintal não deveria ser criado se ele fosse um novo modelo de atravessadores, como a gente viu surgir os atravessadores virtuais. Isso nós não queremos.”

:: Artigo | Direito à alimentação saudável, por Frei Betto ::

O Quintal é gratuito e pode ser encontrado nas lojas de apps de celulares com sistemas operacionais Android ou IOS. De acordo com Mirian, a proposta se assemelha ao modelo de startup, por propor uma estrutura emergente de comercialização de produtos saudáveis.    

Em 23 de dezembro, o Quintal registrou 780 usuários ativos após quatro meses em atividades. Esse dado é apenas de quem deseja comprar alimentos. Para ver os vizinhos que oferecem produtos não é necessário se cadastrar.  

Comida "fresquinha"

Uma das pessoas que já utilizam o app é a cantora Francielle Krugrer, que também morado em São Bento do Sul.

"Adoro comprar as coisas fresquinhas, sabendo que não têm agrotóxicos e ajudando os produtores da região. Sempre gostei das coisas naturais e essa ideia do aplicativo foi genial", avalia.  

Mirian Wrublevski ressalta ainda a importância o aspecto territorial na disposição de comida de verdade para a população. 

:: Artigo | O MST e a solidariedade que chega em forma de alimento ::

"Quando o comprador vai fazer uma busca dentro do aplicativo o anúncio que é visto primeiro é o mais próximo. E esse ambiente de abundância é interessante para todos no momento que conecta as pessoas com o local, com o que acontece na nossa região. Isso dá chance das pessoas consumirem realmente as frutas da época, fazerem um consumo de alimentos que realmente vai entregar os nutrientes que se espera na fruta, verdura, legume."

Conecta as pessoas com o local, com o que acontece na nossa região

Ao mesmo tempo, a questão do território está relacionada com a quebra dos monopólios da alimentação, de acordo com a desenvolvedora. 

"O uso do Quintal também gera um relacionamento com o alimento em outra esfera. Uma pessoa que volta a se alimentar dessa forma não vai voltar mais a consumir da prateleira do supermercado como consumia automaticamente antes". 

Edição: Rodrigo Chagas