Acabou a eleição...

Indígenas do Vale do Javari, Amazonas, denunciam abandono de profissionais de saúde

Depois das eleições, eles deixaram os postos de saúde da região onde ficam as comunidades mais isoladas do mundo

Brasil de Fato | Porto Alegre |

Ouça o áudio:

Mapa da região do Vale do Javari, presente no Boletim Isolados do CTI - Centro de Trabalho Indigenista

O povo indígena Tukuna, através da Associação dos Kanamari Vale do Javari (Akavaja), denunciou o abandono dos postos de trabalho pelos profissionais de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão ligado ao Ministério da Saúde e à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Continua após publicidade

Segundo consta na denúncia encaminhada formalmente ao Secretário da Sesai em Brasília, mas também à Procuradoria da República, após as eleições municipais, os profissionais de saúde da Sesai na aldeia Kanamari do Vale do Javari (estado do Amazonas) abandonaram o posto de saúde da calha do Rio Itacoai, privando aquelas populações de assistência médica. Além disso, os profissionais abandonaram os locais sem contatar as lideranças e com as portas das farmácias trancadas, deixando as comunidades sem medicamentos.

Além da falta de remédios, não há combustível para fazer vistorias em outras comunidades. Há também o relato de diversas crianças doentes, com diarreias, sintomas de febre, gripe e tosse, sintomas de contaminação pelo coronavírus. Segundo relato, há um aumento no número desses sintomas entre os indígenas, o que indica a disseminação do vírus entre as comunidades, além do aumento de casos de malária.

Além disso, há a grave denúncia de tentativas de abuso sexual de meninas das aldeias por funcionários da Sesai, que utilizariam bebidas alcoólicas nas aldeias e as ofereceriam às meninas Kanamari. 

A liderança da região exige em primeiro lugar respeito aos povos indígenas da região durante os atendimentos em saúde, além disso, requerem testes rápidos de covid-19 para ajudar a conter a disseminação do vírus e estrutura fluvial como barcos com motores e combustível para fazer atendimentos em outras regiões.

A carta denúncia foi entregue juntamente com um relato escrito a mão e assinado por moradores e lideranças indígenas dessas comunidades.

O Vale do Javari

Segundo o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), o Vale do Javari, que fica localizado no estado do Amazonas, é considerado o local com a maior concentração de povos isolados do mundo. Diferente do que comumente é veiculado pela mídia, o isolamento desses povos faz parte de uma estratégia política de sobrevivência e de manutenção de seus modos vidas. Ainda segundo o CTI, a Funai trabalha com 16 registros de comunidades isoladas nessa região, sendo 11 destas referências confirmadas, e outras 5 ainda não confirmadas.

Além dos conflitos com populações urbanas de outras cidades da região que invadem a Terra Indígena Vale do Javari, os indígenas isolados ainda sofrem com problemas referentes ao fato daquela ser uma região de fronteira entre Brasil e Peru, não reconhecida pelos povos indígenas, habitantes dessas regiões muito antes dessas demarcações geopolíticas. A situação se viu bastante agravada durante a pandemia, principalmente no acesso à saúde e ao contato com os povos urbanos que se tornou o principal propagador da covid-19 nestes territórios

O Conselho Indigenista Missionário realizou uma série de lives tratando do tema dos povos em isolamento voluntário, inclusive debatendo a pandemia e os povos fronteiriços.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko