Virada no escuro

Bairros de Teresina (PI) estão há mais de 40 horas sem energia elétrica

Equatorial Energia, empresa responsável pela distribuição na região, possui denúncias anteriores em estados do NE e NO

São Paulo | Brasil de Fato |
Moradores de Teresina passam virada do ano do escuro depois que uma forte chuva derrubou postes e ocasionou rompimento da fiação elétrica - Reprodução: Twitter

Há mais de 40 horas, moradores de bairros de todas as regiões de Teresina (PI), estão sem energia elétrica. O desabastecimento ocorreu às 20h do dia 31 de dezembro, após uma forte chuva que derrubou postes e ocasionou rompimento da fiação elétrica. Até o momento, a energia não foi reestabelecida totalmente no município.
 
Moradores reclamaram nas redes sociais a perda de alimentos e a demora da retomada do serviço essencial, que ocorre durante a virada no ano e em plena pandemia.

 

Em nota, a Equatorial Energia, responsável pela distribuição de energia no município, afirma que o desabastecimento ocorreu devido à falha em equipamento de proteção da subestação Satélite, e que equipes de manutenção estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia.

"A Eletrobras Distribuição Piauí esclarece que a falta de energia elétrica que atingiu bairros da zona Norte da capital, no fim da noite de ontem (1) e na madrugada deste sábado (2), foi decorrente de uma falha em equipamento de proteção da subestação Satélite. Equipes de manutenção trabalharam durante a madrugada e conseguiram normalizar 100% do fornecimento de energia às 6h15 de hoje. Técnicos da Eletrobras continuam os trabalhos para descobrir a exata causa da ocorrência."

Porém, até o momento, (14h), 91% da energia já foi restabelecida, e a nova previsão é que o fornecimento esteja normalizado até o meio-dia de domingo (3).

Denúncias anteriores

Responsável pela distribuição de energia nos estados de Alagoas, Maranhão, Pará e Piauí, a Equatorial Energia já foi alvo de denúncia em outros estado, devido à má gestão do serviço. No Pará, em julho, a empresa foi denunciada devido a aumento abusivo de taxas de energia, pelo Procon do estado.

Em janeiro, no mesmo estado, foi alvo de protestos de funcionários que denunciaram a Equatorial por desrespeito ao acordo coletivo de trabalho, e corte de vale-alimentação e auxílio creche de seus empregados durante a pandemia. Em fevereiro, a empresa foi denunciada por realizar indevidos cortes de energia durante a pandemia, por parlamentar durante plenária na Câmara de Teresina.
 

Edição: Lucas Weber