Retrospectiva

Tempero da Notícia Especial Fim de Ano: crise social, econômica e sanitária no mundo

No último programa do ano, Rodrigo Vianna faz uma retrospectiva das crises que atingiram o planeta em 2020

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
O pior ano para o planeta desde a Segunda Guerra Mundial

Uma crise social, econômica e sanitária acometeu o mundo em 2020, considerado pelo jornalista Rodrigo Vianna como "o pior ano para o planeta desde a Segunda Guerra Mundial". Esse é o tema do Tempero da Notícia desta semana, que encerra esta primeira temporada do semanário, veiculado pelo Brasil de Fato e pela TVT, sempre aos sábados.

No quadro Receita da Semana, o jornalista lembra os números alarmantes da pandemia no Brasil. Vianna lembra que existe um paralelo entre os dois países com mais mortes da doença: Brasil e Estados Unidos.

Os dois são governados por chefes de Estado que não acreditam no poder devastador que o vírus tem sobre a população. Trump, aliado de Bolsonaro, saiu, inclusive, derrotado nas eleições estadunidenses deste ano contra Joe Biden e Kamala Harris, afastando do poder um dos líderes mais controversos deste século.

Outro tema destacado neste programa especial de Fim de Ano é a luta antirracista que tomou os debates na sociedade, no Brasil e no mundo. A morte de George Floyd em Minnesota, nos Estados Unidos, desencadeou protestos em diversas partes do planeta, clamando que 'Vidas Negras Importam'.

No Brasil, uma série de casos de agressões e mortes de pessoas negras, entre elas João Alberto, morto por dois seguranças em uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre. O assassinato gerou revolta no movimento negro e muitos protestos contra a rede de supermercados, marcada por uma série de casos de violência contra funcionários e clientes.

O presidente Jair Bolsonaro, que segue tratando a covid-19 com total descaso, também está no programa desta semana. Rodrigo Vianna lembra das polêmicas envolvendo o presidente e sua família neste ano.

Desde o apoio a manifestações golpistas, só encerradas após iniciativas do Supremo Tribunal Federal (STF), até a prisão de um dos seus braços direitos, Fabrício Queiroz, escondido em Atibaia, interior de São Paulo, no sítio do advogado Frederick Wasseff, advogado da família Bolsonaro e que atuava com Flávio, filho do presidente, no caso das "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). 

No quadro Cafezinho, uma homenagem aos profissionais de saúde, que atuaram na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus.

E ainda uma homenagem a todos os que morreram por conta da doença, entre eles, Aldir Blanc, poeta, compositor, artista completo, falecido em 4 de maio de 2020. Também em sua homenagem, seu nome virou lei de auxílio aos artistas, que tanto sofreram com as paralisações na economia, por conta da pandemia.

O programa do Brasil de Fato vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.