Trânsito

Proprietários de veículos não precisarão pagar o DPVAT em 2021

Segundo a Susep, há recursos suficientes recolhidos em anos anteriores para os gastos deste ano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Depois que assumiram o governo, Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, tentam extinguir o DPVAT
Depois que assumiram o governo, Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, tentam extinguir o DPVAT - Foto: Reprodução

Em 2021, os proprietários de veículos não precisarão pagar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (Seguro DPVAT). De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), os recursos arrecadados em anos anteriores são o suficiente para arcar com os gastos neste ano. 

:: Trinta anos: SUS resiste a desafios estruturais, desmonte do governo e pandemia ::

“A Susep está envidando os melhores esforços para viabilizar a contratação de pessoa jurídica, já na primeira semana de janeiro de 2021, com capacidade técnica e operacional para assumir o DPVAT, garantindo as indenizações previstas em lei para a população brasileira”, diz a superintendência em nota.

DPVAT e SUS

O Seguro DPVAT tem como objetivo assegurar assistência às vítimas de acidente de trânsito em todo o território brasileiro. Nesse sentido, 45% dos recursos arrecadados pelo DPVAT vão para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, são destinados R$ 2,1 bilhões por ano para o SUS, por conta do próprio atendimento às pessoas acidentadas.  

:: Opinião | Defender o SUS é defender a vida ::

Bolsonaro e DPVAT

Depois que assumiram o governo, Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, tentam extinguir o DPVAT. Em dezembro de 2019, o presidente chegou a editar uma medida provisória determinando a extinção do seguro obrigatório.

Cerca de dois meses depois, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) por seis votos a três derrubou a medida provisória. 

Edição: Daniel Lamir