Pandemia

Sem dados do Amazonas, Brasil registra 1.151 mortes por covid-19 em 24h

Rio de Janeiro registrou o maior número de mortes desde o final do mês de junho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Praia do Leme (RJ) lotada; aglomerações podem piorar ainda mais o cenário brasileiro. - Fernando Frazão/Agência Brasil/ Fotos Públicas

Mesmo sem os dados do Amazonas e do Rio de Janeiro, o Brasil manteve os registros diários de novos infectados pela covid-19 acima dos 55 mil nesta quarta-feira (6). O total oficial de contaminados desde o início da pandemia chegou a 7.867.156, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

Somente nas 24 horas entre terça (5) e quarta-feira (6), foram registrados pelo Conass 925 óbitos em território nacional. Somados aos 231 óbitos divulgados pela Secretaria Estadual do Rio de Janeiro após o fechamento da contagem feita pelo Conass, a soma de mortes registradas nesta quarta-feira chega a 1.150, sem contar os registros do Amazonas, que não foram divulgados até o fechamento desta matéria.

Em todo o Brasil, o número oficial de mortes causadas pela covid-19 registrados pelo Conass é de 198.657. Com as informações do RJ, o número chega a 198.888.

As informações do AM e do RJ ficaram de fora da contagem do Conass por problemas técnicos. Nos dois estados, no entanto, as últimas semanas têm sido de crescimento nos números e manutenção em platôs mais altos que os registrados nos meses anteriores.

Manaus tem recorde de internações com covid-19 e beira o colapso, e o total de mortes registrado nas últimas 24h no RJ é o maior registro desde o final do mês de junho. Foram confirmados 4,4 mil novos casos da covid-19 no estado.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Quase todos os leitos de tratamento intensivo (UTI) destinados aos pacientes com Covid-19 estão ocupados em Campo Grande, a taxa de ocupação está em 96,51%. Em relação aos leitos clínicos, existem apenas 39,61% disponíveis. Os dados são do Painel de Leitos, sistema de dados do governo estadual, compilados nesta quarta-feira (6), no horário da publicação desta reportagem.

Edição: Leandro Melito