Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Covid-19

Alterações moleculares na covid-19 são associadas a doenças neuropsiquiátricas

Pesquisadores da UFRGS identificam alterações nos genes que causam alcoolismo, autismo, depressão, entre outras doenças

07.jan.2021 às 11h44
Porto Alegre
Comunicação UFRGS
As alterações na expressão de genes estão associadas a alcoolismo, autismo, depressão, distúrbios do sono, esquizofrenia, síndrome do pânico e transtorno bipolar.

As alterações na expressão de genes estão associadas a alcoolismo, autismo, depressão, distúrbios do sono, esquizofrenia, síndrome do pânico e transtorno bipolar. - Nick S CC BY-SA

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da UFRGS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre identificaram na covid-19 alterações moleculares associadas a doenças neuropsiquiátricas, como depressão, alcoolismo e transtorno bipolar. Coordenado pelos professores Walter Beys da Silva e Lucélia Santi, da Faculdade de Farmácia, e André dos Santos, do ICBS, o estudo foi publicado no final de dezembro na revista Brain, Behavior & Immunity – Health.

Os autores identificaram, em amostras de pacientes com covid-19, alterações na expressão de genes que estão associadas a alcoolismo, autismo, depressão, distúrbios do sono, esquizofrenia, síndrome do pânico e transtorno bipolar. Os pesquisadores disponibilizaram, no trabalho, uma lista desses genes considerados marcadores para essas condições – vários deles considerados causadores dessas doenças.


Figura evidenciando os resultados relacionados aos genes identificados na covid-19 e sua relação com as doenças neuropsiquiátricas destacadas / Comunicação UFRGS

Segundo um dos autores do estudo, o professor Walter da Silva, de acordo com os dados obtidos, é possível dizer que as pessoas que tiveram covid-19 podem ter um risco maior para desenvolver essas doenças neuropsiquiátricas. Da mesma forma, também há o risco de pacientes que tenham essas condições previamente, ao contrair o novo coronavírus, apresentem um agravamento dessas doenças.

Os autores também realizaram uma ampla revisão de dados epidemiológicos e clínicos, que confirmam a associação de doenças neuropsiquiátricas à covid-19 e também a aspectos sociais resultantes da pandemia. Ou seja, os fatores psicossociais relacionados à pandemia, tais como o distanciamento social, o impacto econômico e a quarentena, podem afetar os pacientes de forma adicional às condições associadas ao quadro molecular descritas no trabalho.

Os cientistas reforçam que, além de um aprofundamento no entendimento molecular destes dados durante a doença, também é necessário acompanhar pessoas recuperadas, para prevenção das condições neuropsiquiátricas. O estudo publicado pode contribuir para um maior entendimento da covid-19 e servir de base para futuras abordagens de estudo e terapia específicas aos quadros neuropsiquiátricos relacionados.

Acesse o artigo na íntegra em http://bit.ly/3nn037F.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Atlas da Violência

‘Redução de homicídios no Brasil não elimina racismo estrutural’, afirma coordenador de Fórum de Segurança

ABERTURA DE CANNES

Estrelas do cinema, de Richard Gere a Almodóvar, denunciam silêncio diante do genocídio em Gaza

ORGANIZAÇÕES EM LUTA

Festival Abong reúne sociedade civil em São Paulo para debater democracia e participação popular

MISOGINIA

Deputado bolsonarista volta a atacar colega com ofensas misóginas após ser cobrado por faltas no Paraná

ADEUS

Esposa de José Mujica diz que ex-presidente uruguaio enfrenta ‘fase terminal’ do câncer

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.