Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

VIOLÊNCIA

Após conflito armado em Batateiras, agricultores conquistam posse das terras

No fim de 2020 agricultores foram ameaçados com arma de fogo; Três famílias garantiram Manutenção de Posse nesta semana

07.jan.2021 às 10h29
Recife (PE)
Lucila Bezerra

Desde o mês de junho, as famílias do Engenho Batateiras relatam que estão sendo alvos de uma série de violações de direitos - CPT PE

Depois de enfrentarem ameaças de morte no fim do ano passado, alguns agricultores do Engenho Batateiras, no município de Maraial, localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, conquistaram a manutenção de posse da terra no dia 5 de janeiro. A decisão veio de uma liminar da juíza Carolina de Almeida Pontes de Miranda, da Vara Única da comarca do município.

Os agricultores moram na região há décadas e foram surpreendidos em maio de 2020 pela reivindicação do terreno pela empresa IC Consultoria em Empreendimentos Imobiliarios LTDA, do empresário Walmer Almeida da Silva.

O representante da Comissão Pastoral da Terra, Geovani José Leão, fala sobre a importância da liminar. “Pelo menos os três agricultores que tinham entrado primeiro com Usucapião fosse garantida a Manutenção de Posse até que tudo seja julgado e finalizado, mas pelo menos agora esses três agricultores vão ter paz, sem que o gado ou os funcionários do walmer entrem nos seus sítios”, afirma. Confira na reportagem:

No total são 47 famílias que residem na região, e apesar da conquista dos três agricultores, outras 44 ainda aguardam julgamento do pedido de manutenção da posse. Enquanto isso,  os moradores denunciam que o conflito tem impedido a produção agrícola e que vem sofrendo com ameaças durante todo o ano passado, como afirma uma dos moradores do local, que preferiu não se identificar. “Lá era um lugar bom de se viver, a gente dormia tranquilo. Hoje a gente dorme com medo, dorme sem saber se vai acordar. Desde que ele chegou passamos por várias ameaças, eu fiz alguns BOs, quando foi no dia 24 de dezembro nós conseguimos gravar algumas ameaças dele para com a gente e Deus tomou a frente para que não acontecesse algo pior”, relembra.

O caso é mais um dos episódios de violência acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra, que no fim de 2020 emitiu um relatório com dados parciais sobre a violência no campo, que atualmente afeta 130.137 famílias em todo o país.
Geovani explica que as famílias vítimas do conflito ocupam a terra há mais de meio século. "São agricultores que moram em pequenos sítios, isso há muitos anos, tem agricultor que mora lá há 50 anos. Então foi o avô ou o pai que moravam. Batateira era como se fossem dois engenhos, duas partes, uma em que as usinas sempre plantaram cana. E tem outra parte que é dos posseiros, doado muito antigamente pelo antigo dono, provavelmente antes de 1953 e essa parte estão com os agricultores e com os posseiros há muito tempo e isso foi passado de pai para filho”.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar da região, a Prefeitura de Maraial e a empresa IC Consultoria em Empreendimentos Imobiliarios LTDA, mas não obtivemos respostas até o fechamento desta matéria. Ainda não há previsão de julgamento dos processos dos outros agricultores do Engenho Batateiras

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: conflitopernambuco
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FUNCIONA MESMO?

Mais da metade dos créditos de carbono da Amazônia está ‘contaminada’ pela mineração

Projeto de Lei

Destinação de royalties do petróleo para cotistas é vitória para os estudantes, diz UNE

Marco

Parlamentares e sociedade civil lançam relatório para ‘política eficaz’ na Cracolândia 

Choque com a ONU

Escritório de Direitos Humanos da ONU afirma que Venezuela faz ‘prisões arbitrárias’ e Caracas responde: ‘irresponsáveis’

Direita na Câmara

Projeto de lei quer proibir compra de alimentos da reforma agrária pela Prefeitura de SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.