Meio Ambiente

Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas de extinção no Brasil

Pesquisa do IBGE revela mazelas do ecossistema brasileiro. Para especialista, o homem é o vilão

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Desmatamento em área da Mata Atlântica, no estado de Minas Gerais
Desmatamento em área da Mata Atlântica, no estado de Minas Gerais - Welington Pedro de Oliveira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou, em novembro de 2020, a pesquisa “Contas do Ecossistema: Espécies Ameaçadas de Extinção”, que mostra que a Mata Atlântica era, em 2014, o bioma brasileiro com o maior número de espécies ameaçadas de extinção. O estudo foi destaque do programa Bem Viver. 

O estudo analisou as listas de espécies nacionais oficiais de 2014 e as avaliações sobre a sua conservação, publicadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Continua após publicidade

Ao todo, havia 3.299 espécies de animais e plantas com risco de extinção no Brasil. Desse número, 1.989, estão na Mata Atlântica, 25% do total de espécies do bioma. Para Renato Crouzeilles, mestre e doutor em ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de professor auxiliar da Universidade Veiga de Almeida, no mestrado posicional em Ciência do Meio Ambiente, o dado é alarmante.

Continua após publicidade

Leia Mais.: Desmatamento na Amazônia é o maior dos últimos 12 anos

Continua após publicidade

“É um número muito preocupante, porque estamos perdendo, nas últimas décadas, centenas de espécies, fora as que não chegamos a conhecer. Isso acontece devido aos males que o homem provoca ao meio ambiente, como por exemplo a perda e fragmentação de habitats. Nós temos perdido várias áreas de florestas e vegetação nativa”, explica o especialista.

Crouzeilles explica que o processo pode ser amenizado. “Regeneração natural, que é quando a natureza toma conta do processo, é um caminho. Mas ainda assim, você precisa de uma intervenção humana, até para o monitoramento dessas áreas. Quando a natureza não tem condições de se regenerar, aí você precisa fazer a restauração ativa, que é fazer o plantio e mudas”, explica o pesquisador, que cita o exemplo do Mico Leão Dourado, que estava ameaçado no país.

Continua após publicidade

“Era uma espécie com risco de extinção, mas conseguimos reverter esse processo. Diversas coisas foram feitas para reverter a extinção dessa espécie. Por exemplo, criaram corredores florestais, entre os pedações de mata que sobraram, para as espécies se deslocarem. O outro foi a reintrodução das espécies no local onde já existiam, além do monitoramento, acompanhamento e proteção dessas áreas.”

Continua após publicidade

Sobre o cenário atual, Crouzeilles é pessimista e alerta para a alta nos índices de desmatamento no país. “O Brasil vinha implementando diversas políticas para preservação dos biomas, mas foram interrompidas. Temos que ter muito cuidado, a política atual do Brasil não é voltada para o meio ambiente e estamos vendo a consequência disso”

Edição: Leandro Melito