OUÇA E ASSISTA

Estados Unidos, Trump e vacina no programa Tempero da Notícia, com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
6 de janeiro de 2021 entra para história como a data em que o império expôs ao mundo sua decadência

A "receita de golpe, desta vez veio no norte", aponta o jornalista Rodrigo Vianna, que comenta nesta edição do Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato, o caos da invasão ao Congresso nos Estados Unidos e a interferência de Donald Trump. O apresentador avalia que o país que costuma provocar e apoiar golpes de Estado na América Latina e em outros países, agora vive a iminência de um.

Na análise de Vianna no quadro Receita da Semana também está a postura "dúbia", como definiu ele, de Jair Bolsonaro diante da ameaça à democracia estadunidense.

Ao contrário dos lideres mundiais. presidente brasileiro reforçou a ideia de fraude nas eleições americanas defendidas por Trump e na sequência contestou o próprio sistema eleitoral brasileiro, que o elegeu em 2018, e ameaçou às eleições em 2022.

Mas para o jornalista "Bolsonaro vai enfrentar uma tempestade no primeiro semestre de 2021". Além do crescimento da desaprovação do chefe do executivo de 46% pra 52%, de acordo com a pesquisa do portal Poder360, Vianna comenta sobre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que avança na discussão sobre impeachment de Bolsonaro por negligência no combate à pandemia, uma vez que até agora o governo não apresentou um plano nacional de vacinação. 

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, vai na mesma linha ao fazer uma declaração refutando a tese de Bolsonaro de eleições fraudadas.

Não à toa, Donald Trump está no quadro Panela de Pressão. Vianna comenta a trajetória de multimilionário, apresentador de televisão a político "arrogante" do presidente estadunidense, que pode ser afastado via regra constitucional ou impeachment e ainda ser preso quando sair do poder.

"Será que o mesmo pode acontecer com Bolsonaro aqui no Brasil?", pergunta o apresentador, que compara os dos líderes ao ditador italiano fascista Benito Mussolini, que acabou pendurado em um posto de gasolina em Milão, Itália.

Diante da marca, desta semana, de mais de 200 mil mortes por coronavírus no Brasil, o brinde do Cafezinho vai para os cientistas do mundo inteiro que estão empenhados no desenvolvimento de vacinas de combate ao vírus. Vianna destaca a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan, que divulgou a eficácia da CoronaVac e deu boas notícias para a superação da pandemia.

O programa do Brasil de Fato vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Marina Duarte de Souza