Presidente derrotado

Congressistas dos EUA analisam impeachment de Donald Trump; acompanhe ao vivo

Ele é acusado de incitar apoiadores à violência, o que culminou com invasão do Capitólio, na semana passada

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Trump pode ser o primeiro presidente dos Estados Unidos da história a sofrer dois processos e impeachment - Facebook/Reprodução

Congressistas dos Estados Unidos começam a analisar nesta quarta-feira (13), na Câmara dos Representantes, se aceitam o segundo processo de impeachment do presidente Donald Trump. Acompanhe ao vivo:

O presidente é acusado de incitar apoiadores à violência, o que culminou com a invasão do Capitólio, a sede do Congresso estadunidense, na última quarta-feira (6). Em documento de 4 páginas, os parlamentares acusam Trump de "incitar a insurreição". Segundo o texto, o presidente será processado por "crimes graves e contravenções".

A resolução teve apoio de 210 representantes, o que já quase garante o prosseguimento na Câmara – para que seja aprovada, é necessária uma maioria simples de 216 votos. Se aprovado o pedido, Trump será o primeiro presidente dos Estados Unidos na história a sofrer dois processos de impeachment.

Leia também: Como o ataque ao Capitólio impacta a direita, os movimentos populares e o Brasil

No primeiro, em dezembro de 2019, a Câmara aprovou um pedido de impedimento que foi, mais tarde, rejeitado pelo Senado.

Mesmo com uma eventual aprovação na Câmara, no entanto, Trump deve permanecer no cargo até o fim do mandato, na próxima quarta-feira (20), já que, diferentemente do Brasil, o presidente não é afastado até que se encerre o processo no Senado.

Leia também: EUA entram em "território inexplorado" após invasão do Capitólio, diz especialista

A presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, se pronunciou a favor da abertura do processo. Na segunda-feira, Pelosi havia dado um prazo de 24h para que o vice-presidente Mike Pence, que é chefe do Senado, invocasse a 25ª emenda da Constituição norte-americana para destituir Trump do cargo por inaptidão para governar.

Segundo a imprensa dos EUA, congressistas republicanas não chegaram a um consenso sobre a invocação da 25ª emenda, o que levou os democratas a apresentarem o pedido de impeachment.

Edição: Leandro Melito