Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

Educação

Em 2020, mais de 50 mil participantes solicitaram atendimento especial para o Enem

Atendimento especializado busca garantir inclusão social, diz INEP

14.jan.2021 às 20h49
Juazeiro do Norte (CE)
Rodolfo Santana

Número de solicitações de atendimento especializado cresce a cada ano. - Foto: Reprodução Youtube INEP

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal via de acesso ao ensino superior público no país. A cada edição, milhões de inscrições são registradas para a realização das provas, que são divididas em dois dias de aplicação. A edição 2020 do exame teve adaptações no calendário por causa da pandemia de Covid-19, adiando as provas para janeiro de 2021. Entre os mais de cinco milhões de inscritos, cerca de 50 mil requisitaram atendimento especializado para a realização da prova. A cada edição do exame, essa modalidade de aplicação se desenvolve para buscar garantir inclusão social para todos inscritos no exame.

O que é atendimento especializado?

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), instituição que organiza o ENEM, prevê condições especializadas de realização do exame para determinadas categorias de participantes. Estão inclusas nessas categorias de acordo com o INEP, pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, pessoas com surdocegueira, discalculia, autismo, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.

Cada condição tem ações específicas, que devem ser solicitadas pelos participantes em períodos específicos descritos no edital do ENEM. Pessoas com baixa visão, por exemplo, podem solicitar prova ampliada, com fonte em tamanho aumentado, além de aplicadores ledores especializados para realizar a leitura técnica da prova para o participante. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas em classe hospitalar também podem solicitar atendimento especial para realização da prova. De acordo com o INEP, o ENEM vem se tornando a cada ano mais acessível, garantindo igualdade entre os participantes, promovendo segurança e confiante para estudantes que solicitam o atendimento especializado. 

Inclusão Social

Amanda Andrade Carvalho é licenciada em Letras-Libras, com proficiência na tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Desde 2012 Amanda trabalha como aplicadora especializada no ENEM. Ela diz que de início quis ser aplicadora especializada por curiosidade. “Mas durante meu primeiro dia de experiência, observar a tamanha necessidade de acessibilidade e que eu faria parte desse processo de apoio foi muito gratificante! Pude presenciar alguns candidatos surdos ingressarem no ensino superior com a nota deste exame, e isso me dá uma satisfação enorme.” conta.

Amanda diz ainda que o cumprimento da política de acessibilidade e inclusão é essencial para que estudantes estejam com condições ideais para a realização das provas. “Os candidatos já ficam nervosos com a prova e com o tempo de duração dela então, ter alguém pra dar um norte, que entenda suas dificuldades e saiba a partir da experiência ajudar o candidato a ficar tranquilo e confiante é um fator determinante pra uma prova bem sucedida.” conclui Amanda. A comunidade de pessoas surdas pode requerer aplicadores especializados em tradução e interpretação de Libras, além de vídeoprova também em libras, tempo adicional de 60 minutos para realização da prova e leitura labial feita por aplicadores especializados.
 

Editado por: Monyse Ravena
Tags: brasil de fato ce
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

EDUCAÇÃO

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

MONITORAMENTO

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

5ª edição

‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.