Crise sanitária

UTIS lotam e Brasil registra mais de 67 mil casos da covid em um dia

Total de óbitos registrados fica acima de mil pelo segundo dia consecutivo; ao todo 1.131 registros nas últimas 24h

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Paciente chega ao Hospital 28 de agosto em Manaus (AM); avanço da covid na cidade leva sistema de saúde ao caos. - Michel Dantas/ AFP

O Brasil registrou 67.758 novos casos da covid-19 somente nas 24 horas entre quarta (13) e quinta-feira (14), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nove capitais brasileiras iniciaram 2021 com mais de 80% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva.

Continua após publicidade

Desde os primeiros casos, em fevereiro do ano passado, o coronavírus já contaminou 8.324.294 pessoas em território nacional. Há quase uma semana, desde o dia 9 de janeiro, a média móvel de novos pacientes está acima de 50 mil. Nesta quinta-feira, a soma de todos os casos dos últimos sete dias dividida por sete foi superior a 51 mil.

Relembre: Mortes por covid já superam em cem vezes a previsão de Bolsonaro

Pelo segundo dia consecutivo, o registro de casos fatais foi superior a mil. Em um dia, foram confirmadas 1.131 mortes. Desde a chegada do vírus ao país, 207.095 pessoas perderam a vida para a covid-19. O Brasil foi a segunda nação do mundo a ultrapassar a marca de 200 mil óbitos e, em números absolutos, está atrás apenas dos Estados Unidos.

Continua após publicidade

Alerta para lotação de UTIs

Boletim divulgado pela Fiocruz detalha que, entre 21 de dezembro e 4 de janeiro, o número de capitais brasileiras com lotação crítica nas Unidades de Terapia intensiva aumentou. Entre elas estão Belém (100%), Campo Grande (100%), Rio de Janeiro  (99,8%), Macapá (94,4%), Manaus (89,4%), Boa Vista (83,3%), Belo Horizonte (80,5%), Vitória (80,1%) e Curitiba (80%).

Na lista de estados com situação preocupante estão Amazonas (89,2%), Amapá (81%), Mato Grosso do Sul (85,6%), Pernambuco (83%) e Espírito Santo (80,7%) e do Distrito Federal (88,7%). Os índices colocam o Brasil frente ao pior cenário desde julho.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Edição: Leandro Melito