mais de mil mortes

Sem números do Amazonas, Brasil registra mais de 60 mil casos de covid-19 em 24h

Óbitos ficam acima de mil novamente, e total ultrapassa 208 mil; covid-19 já matou mais de 2 milhões no mundo todo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Brasileiros seguem aglomerados no verão, enquanto covid-19 avança como nunca - Tânia Rêgo/Agência Brasil

O registro de novos casos de covid-19 em 24 horas chegou a 66.047 nesta sexta-feira (15) no Brasil. É o quarto dia consecutivo de resultados superiores a 60 mil. As informações, divulgadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, não trazem os números mais atuais do Amazonas. Por problemas técnicos, não foi possível acessar a base de dados do estado, que passa por um dos momentos mais críticos do combate ao coronavírus.

Essa é a primeira vez que o país registra uma sequência de resultados acima de 60 mil por mais de dois dias. Se encerrar a semana neste ritmo, o período pode novamente apresentar recordes históricos, como aconteceu entre 3 e 9 de janeiro. Com os registros desta sexta-feira (15), o Brasil chega a 8.390.341 contaminados desde os primeiros casos em fevereiro de 2020.

Mais de mil mortes em 24h

O total de mortes confirmadas em 24 horas também está acima de mil há quatro dias seguidos. Nesta sexta-feira (15), os registros de óbitos foram de 1.038. Desde que chegou ao Brasil, o coronavírus já custou a vida de 208.133 pessoas. Também nesta sexta, o mundo ultrapassou a marca de 2 milhões de casos fatais. Estados Unidos e Brasil são os dois países com maior número absoluto de registros. 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Camila Maciel