Educação

Em pleno avanço da covid-19, Enem começa a ser aplicado em todo o Brasil

Mais de 5 milhões de estudantes realizam a prova durante a tarde deste domingo (17); segunda etapa ocorre no dia 24

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Estudantes chegaram cedo para não correr risco de perder a prova no bairro Pinheiros, em São Paulo (SP) - Martha Raquel / Brasil de Fato

Está aberto, oficialmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em meio a críticas sobre a realização das provas em plena pandemia, mais de 5 milhões de estudantes começaram a resolver a primeira etapa às 13h30 deste domingo (17).

A segunda etapa será realizada no dia 24, e a soma das notas pode garantir vaga em universidades públicas de todo o país e acesso a financiamento para cursos privados.

Os candidatos têm até 19 horas para resolver 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira), 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), além de escrever uma redação.

O empresário Roberto Souza, de 65 anos, levou a filha Vitória para realizar a prova no bairro Pinheiros, em São Paulo (SP), e admitiu preocupação com a questão sanitária.

"Não sei como estão na prática os protocolos de saúde que eles implantaram", disse. "Também me preocupo com aglomeração antes e depois que as pessoas saírem."

Essa é uma das principais críticas à realização do exame em pleno avanço da covid-19 em todo o país. As provas presenciais foram suspensas no Amazonas, que vive a situação mais crítica, e também foi oferecida a possibilidade de prova a distância em casos específicos. Porém, a maioria dos candidatos estão expostos à doença na tarde deste domingo.

Outro ponto de questionamento, também relacionado à pandemia, é que estudantes de famílias de baixa renda tiveram condições desiguais de se preparar para as provas.

Organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação se posicionaram a favor do adiamento do exame e tentaram reverter a decisão do Ministério da Educação (MEC) na Justiça até os últimos dias.

Com o calendário mantido, o Enem termina no dia 24, com 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física). 

Cerca de 5 mil candidatos, segundo o MEC, pediram para não realizar o Enem porque estão com sintomas de doenças respiratórias. As reivindicações foram acolhidas pela pasta e esses estudantes, com suspeita de covid-19, farão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data prevista para aplicação do exame no Amazonas.

Acompanhe a cobertura do Enem ao longo deste domingo (17) no Brasil de Fato.

* Com informações de Martha Raquel. Colaborou Daniel Giovanaz.

Edição: Leandro Melito