Minas Gerais

BRUMADINHO

II Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho acontece até o dia 25

Com o tema “Do luto à luta”, programação virtual conta com lançamento do Pacto dos Atingidos, celebrações e saraus

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

 Romaria brumadinho
Programação da Romaria inclui vigília, projeções, sarau, vídeo-cartas, celebrações e webinário - Créditos da foto: Isis Medeiros/Reprodução RENSER

A segunda edição da Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho terá programação prioritariamente virtual, entre os dias 18 e 25 de janeiro, sendo o dia 25 o marco dos dois anos do crime da Vale. A Romaria é realizada pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), da Arquidiocese de Belo Horizonte, junto às pastorais e movimentos populares, assessorias técnicas independentes, ONG’s e outras entidades da sociedade civil organizada.

Ecologia Integral

O conceito, que permeia o evento desde a primeira edição, é norteado pela Encíclica “Laudato Si - Louvado Seja - O cuidado com a casa comum, escrita pelo Papa Francisco. E para fomentar o não esquecimento da denúncia e dos impactos do crime socioambiental serão realizadas ações como a vigília em memória das vítimas; projeções no Córrego do Feijão; sarau virtual; webinário com denúncia internacional sobre o crime e troca de vídeo-cartas entre as comunidades.

Pacto dos Atingidos

O documento será lançado nessa semana, construído ao longo desses dois anos por atingidas e atingidos da região da bacia Paraopeba pelo crime da Vale. O texto é uma denúncia contra a exploração da mineradora, além de reunir relatos de atingidos e um projeto de como deve ser a reconstrução das regiões afetadas.

“Ele reúne nossas dores, denúncias e o nosso grito por justiça e pela reparação integral de todos os atingidos”. Comenta Marina Oliveira, atingida e uma das responsáveis da organização da Romaria.

O documento pode ser acessado aqui.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Programação completa:  

18 a 25 de janeiro (atividades virtuais)

Troca de correspondências em formato de vídeos entre atingidas e atingidos pela mineração de diferentes comunidades

18 a 24 de janeiro (atividade virtual e em pequenos grupos)

Lançamento do Pacto dos Atingidos nos territórios impactados pela mineração de todo o Brasil

22 de janeiro (atividade virtual)

10h: Webinário de Denúncia Internacional com MISERIOR e o Centro Europeu para os Direitos Constitucionais e Humanos (ECCHR)

19h: Live dos Atingidos em parceria com a CNBB no canal do Youtube da CNBB e da RENSER

24 de janeiro (TV Horizonte)

11h30: Sarau Versos e Preces especial 2 anos de Brumadinho

25 de janeiro

0h - 19h: Vigília em Memória das Vítimas (Santuário Nossa Senhora do Rosário)

5h: Projeções de denúncia e memória do crime da Vale na Igreja de Nossa Senhora das Dores (comunidade do Córrego do Feijão)

12h: Missa em memória das 272 vítimas e da bacia do rio Paraopeba, presidida por Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (comunidade do Córrego do Feijão. Obs.: a missa será transmitida pelas redes sociais da RENSER e pela TV Horizonte)*

13h: Celebração do Pacto dos Atingidos (comunidade do Córrego do Feijão)*

19h: Sarau Virtual de denúncias dos atingidos através da arte, música e poesia

19h30: Santa Missa (Santuário Nossa Senhora do Rosário)

*Em razão da Pandemia, a celebração da missa terá participação restrita de alguns familiares das vítimas e lideranças das comunidades atingidas.

Edição: Elis Almeida