Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

teoria e prática

Artigo | Ler Saffioti é cultivar o pensamento feminista para construir novos tempos

No mês que marca aniversário de nascimento da feminista marxista, pesquisadoras apresentam dossiê sobre sua obra

26.jan.2021 às 15h03
São Paulo (SP)
Mônica Vilaça

Saffioti dedicou-se a interpretar a realidade das mulheres brasileiras a partir do lugar em que esta experiência se produzia - Divulgação

Nós, mulheres, chegamos em 2021 com a necessidade de fortalecer a esperança feminista no futuro e, para isso, propomos ler Heleieth Saffioti, uma autora feminista e marxista brasileira que nasceu no mês de janeiro (1934) e faleceu em dezembro de 2010.

Muito temos escrito sobre os tempos de retrocessos que estamos atravessando com certo espanto. Vemos falas públicas que refutam conquistas, que desafiam direitos, e que questionam a ciência em um contexto de pandemia que força as mulheres a ampliar suas responsabilidades com a preservação da vida. O "ficar em casa" significou para as mulheres estarem imersas nos trabalhos de cuidados e nas tarefas domésticas; passaram a assumir atividades de acompanhamento de aprendizados das filhas e filhos com o ensino remoto, a luta por territórios e água que se tornaram menos ‘visíveis’ na pandemia; o enfrentamento ao racismo, e as violências doméstica e do Estado.

Leia mais: Em 2020, nós mulheres lutamos para sustentar a vida

Para nós, este tempo tem sido marcado por um fortalecimento de redes e de estratégias comunitárias que, para serem lidas e compreendidas, exigem que nos cultivemos. Este exercício de ‘cultivo’ fala da importância de recuperarmos mulheres que em suas trajetórias dedicaram-se a compreender a condição de outras mulheres. Regar esperança entre nós pede que estudemos e fortaleçamos nossas compreensões do mundo. Quando entendemos que o mundo – aqui pensado como a posse e uso da dimensão das riquezas intelectuais e materiais – é branco e masculino, fortalecemos entre nós, mulheres, as redes e a solidariedade feminista para lutar pelo nosso acesso a ele.

Ler Saffioti em tempos tão difíceis, é apostar no futuro que sempre estamos construindo.

Esta é a contribuição que Heleieth Saffioti, socióloga, feminista e professora, aportou para nós, mulheres brasileiras. Ressalto o ‘brasileiras’ para lembrar que esta autora dedicou-se a interpretar a realidade das mulheres a partir do lugar em que esta experiência se produzia, tornando-se importante em sua contribuição na interpretação do Brasil a partir do olhar das mulheres. Recuperar os escritos de Saffioti tem sido um exercício realizado por diferentes intelectuais, como vemos no recente dossiê sobre a autora, como acontece no dossiê “A mulher na sociedade de classes 50 anos depois: a atualidade de Heleieth Saffioti, publicado pela Revista Lutas Sociais da PUC -SP, em janeiro deste ano, destacando textos e entrevistas da socióloga.

Leia também: Menos renda, mais violência: mulheres estão entre os mais afetados pela pandemia

Este dossiê, do qual participo com muito apreço, tem algumas características singulares que demarcam algumas preocupações em sua elaboração. São textos curtos que podem ser propostos para momentos de formação e apresentação da obra da autora. São textos que se apresentam como ‘relatos de experiência’, ou seja, as mulheres-autoras compartilham como tomaram contato com a obra de Saffioti e os sentidos produzidos por esta leitura. Estas características tornam o dossiê um aporte importante para que nos cultivemos. Lembremos aqui que o convite é ao exercício do cultivo intelectual da produção das mulheres para interpretar a realidade.

Ler Saffioti em tempos tão difíceis, é apostar no futuro que sempre estamos construindo. Para as mulheres, a produção do presente é um exercício de contínua resistência, e em um contexto de pandemia, de redução de acesso ao trabalho e renda, cabe a nós o exercício da roda de cuidados e de solidariedade. A produção de resistência feminista neste momento exige de nós que busquemos entrelaçar o que já produzimos e escrevemos, com as ações de fortalecimento e solidariedade para avançar em conquistas e garantir o futuro. Para muitas de nós, o futuro precisa ser agora, para muitas de nós, precisa ser amanhã. Acredito que este equilíbrio precisa ser buscado também com a permanência do que já construímos ontem.

Heleieth Saffioti presente!

*Mônica Vilaça é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, socióloga do trabalho, mulher negra e feminista.

Editado por: Luiza Mançano
[sibwp_form id=1]

Veja mais

GRITO DOS EXCLUÍDOS

Em defesa da soberania, da democracia e da natureza, manifestação da esquerda vai às ruas do Recife neste domingo (7)

ARTE E CULTURA

Espaço de teatro negro no Recife recebe artista de Moçambique; confira a programação de setembro

Dia da Independência

Fortaleza se prepara para o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas no 7 de setembro

não perca

Mais de 740 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial este ano; saiba como consultar

CINEMA NACIONAL

‘O Agente Secreto’ estreia no Brasil no Recife nesta quarta (10): ‘Pessoas vibrando como final de Copa’, diz diretor de fotografia

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.