teoria e prática

Artigo | Ler Saffioti é cultivar o pensamento feminista para construir novos tempos

No mês que marca aniversário de nascimento da feminista marxista, pesquisadoras apresentam dossiê sobre sua obra

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Saffioti dedicou-se a interpretar a realidade das mulheres brasileiras a partir do lugar em que esta experiência se produzia - Divulgação

Nós, mulheres, chegamos em 2021 com a necessidade de fortalecer a esperança feminista no futuro e, para isso, propomos ler Heleieth Saffioti, uma autora feminista e marxista brasileira que nasceu no mês de janeiro (1934) e faleceu em dezembro de 2010.

Muito temos escrito sobre os tempos de retrocessos que estamos atravessando com certo espanto. Vemos falas públicas que refutam conquistas, que desafiam direitos, e que questionam a ciência em um contexto de pandemia que força as mulheres a ampliar suas responsabilidades com a preservação da vida. O "ficar em casa" significou para as mulheres estarem imersas nos trabalhos de cuidados e nas tarefas domésticas; passaram a assumir atividades de acompanhamento de aprendizados das filhas e filhos com o ensino remoto, a luta por territórios e água que se tornaram menos ‘visíveis’ na pandemia; o enfrentamento ao racismo, e as violências doméstica e do Estado.

Leia mais: Em 2020, nós mulheres lutamos para sustentar a vida

Para nós, este tempo tem sido marcado por um fortalecimento de redes e de estratégias comunitárias que, para serem lidas e compreendidas, exigem que nos cultivemos. Este exercício de ‘cultivo’ fala da importância de recuperarmos mulheres que em suas trajetórias dedicaram-se a compreender a condição de outras mulheres. Regar esperança entre nós pede que estudemos e fortaleçamos nossas compreensões do mundo. Quando entendemos que o mundo – aqui pensado como a posse e uso da dimensão das riquezas intelectuais e materiais – é branco e masculino, fortalecemos entre nós, mulheres, as redes e a solidariedade feminista para lutar pelo nosso acesso a ele.

Ler Saffioti em tempos tão difíceis, é apostar no futuro que sempre estamos construindo.

Esta é a contribuição que Heleieth Saffioti, socióloga, feminista e professora, aportou para nós, mulheres brasileiras. Ressalto o ‘brasileiras’ para lembrar que esta autora dedicou-se a interpretar a realidade das mulheres a partir do lugar em que esta experiência se produzia, tornando-se importante em sua contribuição na interpretação do Brasil a partir do olhar das mulheres. Recuperar os escritos de Saffioti tem sido um exercício realizado por diferentes intelectuais, como vemos no recente dossiê sobre a autora, como acontece no dossiê “A mulher na sociedade de classes 50 anos depois: a atualidade de Heleieth Saffioti, publicado pela Revista Lutas Sociais da PUC -SP, em janeiro deste ano, destacando textos e entrevistas da socióloga.

Leia também: Menos renda, mais violência: mulheres estão entre os mais afetados pela pandemia

Este dossiê, do qual participo com muito apreço, tem algumas características singulares que demarcam algumas preocupações em sua elaboração. São textos curtos que podem ser propostos para momentos de formação e apresentação da obra da autora. São textos que se apresentam como ‘relatos de experiência’, ou seja, as mulheres-autoras compartilham como tomaram contato com a obra de Saffioti e os sentidos produzidos por esta leitura. Estas características tornam o dossiê um aporte importante para que nos cultivemos. Lembremos aqui que o convite é ao exercício do cultivo intelectual da produção das mulheres para interpretar a realidade.

Ler Saffioti em tempos tão difíceis, é apostar no futuro que sempre estamos construindo. Para as mulheres, a produção do presente é um exercício de contínua resistência, e em um contexto de pandemia, de redução de acesso ao trabalho e renda, cabe a nós o exercício da roda de cuidados e de solidariedade. A produção de resistência feminista neste momento exige de nós que busquemos entrelaçar o que já produzimos e escrevemos, com as ações de fortalecimento e solidariedade para avançar em conquistas e garantir o futuro. Para muitas de nós, o futuro precisa ser agora, para muitas de nós, precisa ser amanhã. Acredito que este equilíbrio precisa ser buscado também com a permanência do que já construímos ontem.

Heleieth Saffioti presente!

*Mônica Vilaça é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, socióloga do trabalho, mulher negra e feminista.

Edição: Luiza Mançano