Pernambuco

FALTA DE ÁGUA

Com rodízio de água, Compesa tem novo calendário de abastecimento em cidades da RMR

Expectativa é que chuvas em maio e junho encham mananciais; novo calendário entrou em vigor nesta segunda (25)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Principal motivo para alteração na distribuição de água foi a chuva abaixo da média, que impactou reservatórios de água de toda a região metropolitana - Compesa

As chuvas bem abaixo do esperado para 2020 e a previsão de chuvas inferiores à média histórica para a Região Metropolitana do Recife (RMR) no primeiro quadrimestre deste ano, impactaram os níveis das principais barragens responsáveis pelo abastecimento da região. Desde o anúncio do balanço da situação hídrica de Pernambuco apresentado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a Compesa intensificou o monitoramento sistemático do volume dos seus mananciais e redefiniu o modelo de distribuição de água para aguardar as chuvas de maio a junho, no período do inverno. Diante desse cenário e como medida preventiva para preservar a vida dos mananciais, a Companhia anunciou o novo calendário de abastecimento em cidades da RMR.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O anúncio do calendário foi feito na última sexta (22), em coletiva de imprensa. A presidente da Compesa, Manuela Marinho, destacou os investimentos da Companhia para enfrentar o período com previsão de chuvas abaixo da média na RMR. “Desde o ano passado, planejamos investimentos a curto, médio e longo prazo para esse período, e, de imediato, estamos investindo cerca de R$ 20 milhões em ações para ampliar a oferta de água e para trazer mais segurança hídrica aos sistemas”, assegurou Manuela.

A previsão e de reativação e perfuração de mais de 30 poços na RMR, que representam novas captações, incremento de produção e melhoria da distribuição da água. O trabalho começou ainda no ano passado na área dos morros da Zona Norte do Recife e seguirá sendo executado em outras áreas da capital e nas cidades de Goiana, Abreu e Lima, Igarassu, Olinda e Paulista. O incremento dos poços representará mais de 550 litros de água por segundo. 

A companhia seguirá acompanhando os níveis dos mananciais da RMR para assegurar que eles cheguem na quadra chuvosa em condições favoráveis de recuperação. Com relação aos ajustes no abastecimento de cada município, a Compesa também disponibiliza os calendários em seus diversos canais de atendimento. 

Confira abaixo o novo calendário abastecimento da RMR:
 

Recife

1 dia com água x 2 dias sem água: Linha do Tiro, Beberibe, Alto Santa Terezinha, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto do Deodato, Alto José Bonifácio, Alto do Pascoal, Fundão, Porto da Madeira, Cajueiro, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Campina do Barreto, Arruda, Espinheiro (parte), Jaqueira, Tamarineira (parte), Rosarinho (parte), Parnamirim (parte) e Aflitos (parte)  

1 dia com água x 5 dias sem água: Eng. Do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Caxangá, Jardim Petrópolis, Loteamento Novo Caxangá, Iputinga, Nova Morada, Vila Felicidade, Monteiro, Apipucos, Jaqueira, Tamarineira (parte), Rosarinho (parte), Parnamirim (parte), Aflitos (parte), Dois Irmão, Macaxeira, Torre (parte), Zumbi(parte), Apipucos, Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Monteiro, Alto Santa Isabel, Mangabeira, Alto do Mandu, Prado (parte), San Martin, Mangueira, Bongi, Jiquiá e Vietnã.

1 dia com água  x 1 dia sem água: Prado (parte), Mustardinha, Ilha do Leite, Madalena, Torre (parte), Graças,  Coelhos,  Paissandu  Boa  Vista. Espinheiro ( parte),  Aflitos (parte) Santo Amaro, Recife Antigo , Tacaruna , Zumbi (parte),  e Vila  Santa Luzia - 

Jordão e Jardim Jordão 12h x 72h

1 dia com água x 2 dias sem água: Ibura de Baixo e UR3 

Jaboatão dos Guararapes

1 dia com água x 20 dias sem água: Engenho Velho, Santo Aleixo, Fazenda Suassuna, Centro de Jaboatão, Bela Vista, Alto da Fábrica, Alto do Raposo, Multifabril , Vila Piedade, Lote 23, Vila Natal, Artur Xavier, 21 de  Abril, Hermes da Fonseca, Bom Sucesso, Carlos Pinto , Nossa senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Marechal Rondon, Quitandinha, Alto Santa Rosa, Vila Rica.

Cabo de Santo Agostinho

24h com água x 24h sem água: Garapu, Cohab, Vilas Sociais, Pista Preta, Vila Pirapama 24h x 24h

16h com água x 24h sem água: Alto do Cruzeiro 

96h com água x 24h sem água: Charnequinha 

36h com água x 36h sem água: Cidade jardim, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Itapuama e Paiva 

Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu 

1 dia com água x 7 dias sem água 

Camaragibe 

1 dia com água x 15 dias sem água 

São Lourenço da Mata

1 dia com água x 10 dias sem água 

Moreno

2 dias com água  x 9 dias sem água 

Edição: Vanessa Gonzaga