Coronavírus avança

Covid: Brasil tem 63,5 mil casos em 24h e OMS já relata cepa de Manaus em oito nações

Organização Mundial da Saúde demonstra preocupação com ritmo de aumento das contaminações no país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

População nas ruas está menos protegida contra o coronavírus. - Michel Dantas/ AFP

Com registro de 63.520 novos casos da covid-19 no Brasil somente nesta quarta-feira (27), o Brasil completa 18 dias com média diária de infectados superior a 50 mil.

Continua após publicidade

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o total de pessoas que já foram contaminadas pelo coronavírus no Brasil ultrapassa 8,9 milhões.

É, de longe, o pior cenário que o país já viveu desde os primeiros registros em solo nacional. O ritmo do avanço das infecções se mantem acima de 350 mil há quase um mês, patamar que nunca havia sido observado.

Os resultados podem ser consequência de um conjunto de fatores, como o baixo isolamento social e a falta de medidas de prevenção. Mas a nova cepa encontrada em Manaus no início do mês também preocupa.

:: Colapso no Amazonas: cresce o número de sepultamentos por covid-19 ::

Não há ainda nenhuma comprovação científica de que a variante tem maior poder de infecção ou letalidade mais avançada.

No entanto, nesta quarta-feira (27), a Organização Mundial da Saúde (OMS) ampliou o alerta sobre o microrganismo. A OMS quer mais estudos sobre a nova cepa e demonstra preocupação com a propagação acelerada no Brasil. 

"O número de novos casos semanais nas últimas duas semanas é relatado em níveis mais elevados em comparação com o de setembro a novembro de 2020, e novas mortes semanais aumentaram desde o início de novembro de 2020", relata a organização em seu informe epidemiológico mais recente. Segundo a OMS, a variante já foi identificada em oito países.

:: Covid-19: Após cinco meses, país volta a registrar mais de 7 mil mortes por semana ::

O total de casos fatais registrados desde o início da circulação do vírus no Brasil chegou a 220.161 nesta quarta-feira (27). Em um dia foram relatadas 1.283 mortes de pacientes com a covid-19.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Edição: Leandro Melito