Rio Grande do Sul

Fora Bolsonaro

Porto Alegre teve mais um final de semana de luta por vacinas e pelo "Fora Bolsonaro"

Caminhada, marcha de ciclistas e carreata marcaram as manifestações que iniciaram na sexta, indo até o domingo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na zona Sul da Capital, centenas de manifestantes formaram uma carreata e marcha de ciclistas para pedir vacinação para todos e "Fora Bolsonaro" - Foto: Carolina Lima

O final de semana foi de manifestações na capital gaúcha pela vacinação para toda a população e pelo "Fora Bolsonaro".

A jornada de lutas começou na sexta-feira (29), quando movimentos sociais e sindicatos se reuniram no Largo Glênio Peres para realizar a "Caminhada das Cruzes", um ato simbólico em solidariedade as mais de 10 mil vidas perdidas para a pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Além disso, o ato pretendeu reforçar a luta por vacina para toda a população, pela retomada do auxílio emergencial e defender o Impeachment de Jair Bolsonaro.

Os participantes que se reuniram em frente ao Mercado Público levaram cruzes para chamar a atenção da população de que o Brasil não pode continuar sendo governado por um presidente irresponsável, negacionista e genocida.


As cruzes foram uma lembrança as mais 10 mil vidas perdidas para a pandemia / Reprodução

Confira a cobertura realizada ao vivo pela Rede Soberania:

No final de semana, duas manifestações

No sábado e no domingo (30 e 31), houveram ainda dois atos. Primeiro, no sábado (30), dezenas de ciclistas se reuniram no Parque da Redenção, fazendo um trajeto até a Orla da Usina do Gasômetro. Na sequência, a marcha de ciclistas foi até o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Segundo Everton Gimenis, vice-presidente da CUT-RS, o objetivo de ir até o Hospital foi de prestar homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, que estão na linha de frente no combate à covid-19.

“Temos que reconhecer o valor desses profissionais, que também estão perdendo suas vidas, além de estarem no dia a dia se colocando em risco para proteger a população. Neste momento, defender a saúde é pedir o Impeachment de Bolsonaro. Se colocar em luta é respeitar todos os trabalhadores e trabalhadoras”, apontou Gimenis.

Além do "Fora Bolsonaro", o grupo também exigiu o direito à vacinação para toda a população e a manutenção do auxílio emergencial.


Um grupo de ciclistas se reuniu nas proximidades do centro da Capital e percorreu um trajeto até o Hospital de Clínicas, onde fizeram uma homenagem aos trabalhadores da saúde / Reprodução da CUT-RS

Já no domingo (31), o estacionamento do Estádio Beira-Rio foi o local onde se reuniu a segunda edição da carreata "Brasil Precisa Respirar", organizada pela Associação Mães e Pais pela Democracia. Segundo a Associação, o público foi de aproximadamente 1000 carros, em um trajeto de 3 horas pela zona Sul da Capital. Anuncia ainda, que a próxima carreata será na zona Norte da cidade, dia 7 de fevereiro.

Confira o vídeo produzido pela Associação:


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko