CULTURA

Recife: museu Cais do Sertão lança podcast sobre cena musical nordestina

Programa Raízes Sertanejas foi desenvolvido a partir do material colhido nas 'lives' feitas neste período de pandemia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O podcast é mais um forma do museu, localizado na área portuária do Recife, interagir com o seu público no meio digital - Divulgação

Já está disponível gratuitamente pelo Spotify o mais recente podcast produzido pelo museu e equipamento cultural Cais do Sertão, de Recife (PE). Batizado de “Raízes Sertanejas”, o podcast, lançado na última quinta-feira (4), foi idealizado e realizado pelo músico-educador da casa, Diogo do Monte, por meio da Lei Aldir Blanc. A plataforma Spotify abriga o canal de playlists do museu.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A inspiração para criar o podcast veio do sucesso dos debates ao vivo promovidos no Instagram do Cais durante a pandemia. Artistas e pesquisadores da cultura foram os convidados das faixas semanais Papo de Museu e Conexão Cais, que agora deram origem ao “Raízes Sertanejas”.  Alguns deles contribuíram ainda com as playlists, propondo seleções especiais sobre temas variados.

Leia mais: Cuscuzerias valorizam cultura nordestina no Vale do São Francisco

“Inicialmente, a ideia era apenas capturar os áudios das lives do Instagram para divulgarmos no agregador do Spotify, mas ouvindo tudo de novo percebi que poderia ser um produto que divulgasse as sonoridades e histórias locais”, comenta Diogo. O podcast reúne as análises de artistas e pesquisadores sobre a cena musical nordestina, além de episódios inéditos com aspectos da cultura sertaneja, como religiosidade e personagens históricos. Neste primeiro episódio, o internauta pode conferir a versão em áudio da entrevista com o cantor Josildo Sá, sobre a Semana Nacional de Museus.

O Cais

O Cais do Sertão já está aberto para o público, mas opera com 40% da sua capacidade, às quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).  
Os protocolos de combate á Covid-19 estão sendo cumpridos, obedecendo o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga