Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Região andina

Pesquisas de boca de urna nas eleições à presidência do Equador indicam segundo turno

Em primeiro lugar está o progressista Andrés Arauz e, em segundo, o direitista Guillermo Lasso; vantagem é de 14 pontos

07.fev.2021 às 22h32
São Paulo (SP)
Redação

Mais de 13 milhões de equatorianos estavam aptos a votar neste domingo (7) nas eleições gerais - Cristina Vega Rhor/AFP

Pesquisas de boca de urna das eleições gerais do Equador, realizadas neste domingo (7), indicam um segundo turno na disputa pela presidência entre o candidato progressista Andrés Arauz e o direitista Guillermo Lasso. Os dados foram divulgados logo após o fechamento das urnas, que ocorreram às 17h horário local (19h de Brasília). Em primeiro lugar está Arauz com média de 36%, e no segundo posto aparece Lasso, com cerca de 22%. Se o resultado se confirma, haverá segundo turno, que está marcado para 11 de abril.

:: Leia mais: Eleições podem barrar continuidade do neoliberalismo no Equador ::

Candidato pela aliança União pela Esperança (Unes), o economista Arauz publicou em sua conta no Twitter: Triunfo contundente em todas as regiões de nosso belo país. (…) Esperamos os resultados oficiais para sair a festejar". A comemoração se deve aos 14 pontos de vantagem em relação ao banqueiro Lasso, de acordo com a boca de urna. 

¡Ganamos!

Triunfo contundente en todas las regiones de nuestro bello país. Nuestra victoria es de 2 a 1 frente al banquero.

Felicitaciones al pueblo ecuatoriano por esta fiesta democrática.

Esperaremos los resultados oficiales para salir a festejar.

— Andrés Arauz (@ecuarauz) February 7, 2021

Um dos institutos de pesquisa confiáveis do país é a consultoria Clima Social, que na pesquisa de boca de urna realizada com mais de 18 mil eleitores indicou 36,2% para Arauz, 21,7% para Lasso e, em terceiro lugar, aparece o líder indígena Yaku Pérez, com 16,7%. A margem de erro é de 1.5% para mais ou menos. 

Já o Instituto Cedatos indica a vitória de Arauz com 34,94%, com Lasso em segundo, com 20,99%, e, em terceiro, Yaku Pérez, com 17,99%.

De acordo com a Constituição do Equador, para vencer a eleição presidencial no primeiro turno, o candidato deve obter mais de 50% dos votos ou mais de 40% dos votos, com 10% de vantagem sobre o segundo colocado.

Além do próximo presidente, os equatorianos foram às urnas para escolher 137 novos congressistas e cinco representantes do Parlamento Andino.

Ainda que em alguns locais de votação havia longas filas, principalmente em regiões populares, o clima geral da jornada eleitoral foi de tranquilidade. Observadores internacionais e o próprio candidato Arauz chegaram a se manifestar pedindo que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) garantisse o direito ao voto a todos que estivessem esperando nos postos de votação e prorrogasse o horário de fechamento das urnas.

Nos últimos momentos da votação, o CNE pediu desculpas pelas longas filas e buscou atender a todos os votantes, que compareceram às urnas com regras de distanciamento e cuidados em função da pandemia do coronavírus. O órgão também elogiou a alta participação que, até às 13:30, hora local, era de 62%.

:: Leia também: Quem é quem na disputa pela presidência do Equador? ::

Ainda que as pesquisas de boca de urna indiquem um cenário confiável, a primeira contagem rápida oficial do CNE tem previsão de ser divulgada às 20h do Equador (22h horário de Brasília).

Confira como foi o dia de votação:

Eleições no Equador – Curated tweets by brasildefato

 

Editado por: Vivian Fernandes
Tags: américa latinaeleiçõesequador
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Segunda temporada

Do churrasco na laje ao top 1 da Netflix: ator de ‘DNA do Crime’ fala sobre o personagem Rivotril

PLEBISCITO POPULAR

Encontro no Recife reúne militância para a luta pela redução da jornada de trabalho e por impostos justos para os mais ricos, neste sábado (28)

COMOÇÃO

Lula assina decreto para viabilizar traslado de corpos pelo governo em casos como o de Juliana Marins

R$ 85

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2025 termina hoje

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Sistema presidencialista está em xeque com emendas impositivas, avaliam especialistas no STF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.