Covid-19

Argentina terá quarto voo a Moscou para mais uma leva da vacina Sputnik V

Atualmente na sexta semana de campanha de vacinação, o país já imunizou 534.076 pessoas.

Brasil de Fato | Buenos Aires (Argentina) |

Ouça o áudio:

Voo AR1064 parte às 23h desta noite (10) da Argentina rumo a Moscou para transportar o quarto carregamento da vacina Sputnik V. - Aerolineas Argentinas

Partirá esta noite (10), a quarta operação da companhia nacional Aerolineas Argentinas com destino à Rússia para trazer mais 400 mil doses da primeira aplicação da vacina Sputnik V contra o coronavírus.

Continua após publicidade

O voo AR1064 partirá às 23h em direção a Moscou e deverá aterrissar de volta a Buenos Aires com o carregamento na tarde de sexta-feira desta semana.

A Argentina começou seu plano de imunização em dezembro contando com a vacina russa, pelo menos, até março.

Segundo informações do jornal Página 12, a decisão de transportar a primeira dose acompanha a estratégia mundial de agilizar a aplicação da primeira dose e imunizar a maior quantidade possível da população o mais rápido possível.

Leia também: Como anda a vacinação contra a covid-19 ao redor do mundo?

O Fundo de Investimento Russo e o Instituto Gamaleya, que fabrica a Sputnik V, se comprometeram a enviar à Argentina um milhão de doses por semana a partir do dia 14 de fevereiro.

Além da Sputnik V, a Argentina fechou acordos com a Serum Institute, da Índia, e com o laboratório chinês Sinopharm. Nessa terça-feira (9), o Ministério da Saúde da Argentina habilitou a vacina Covishield, produzida pela Oxford/AstraZeneca no Serum Institute, para uso emergencial.

Leia também: Volta às aulas presenciais é marcada por disputa política na Argentina

O jornal Página 12 divulgou que fontes próximas aos laboratórios confirmaram a chegada de 580 mil doses da vacina à Argentina. O cronograma de chegada da Sinopharm ainda não foi oficializado, mas será o total de um milhão de doses da vacina chinesa.

A corrida pela imunização

Atualmente na sexta semana de campanha de vacinação contra o coronavírus, a Argentina divulgou na terça (9) no relatório semanal no Ministério da Saúde que 534.076 pessoas já foram imunizadas no país.

O Brasil alcançou nesta quarta-feira a marca de 3,82 milhões de pessoas imunizadas segundo dados disponíveis na plataforma Our World in Data (Nosso mundo em dados, em português),  ferramenta desenvolvida pela Universidade de Oxford e atualizada em tempo real.

Edição: Leandro Melito